EnglishEspañolPortuguês

Ativistas lutam contra corrida de touros nos Estados Unidos

6 de dezembro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Por Walkyria Rocha (da Redação)

Foto: Great Bull Run
Foto: Great Bull Run

A tradição espanhola da “corrida de touros”, que acontece em diversos lugares pelo mundo e é mundialmente conhecida em Pamplona, na Espanha, está viva e forte nos Estados Unidos também, graças a um festival viajante chamado “A Grande Corrida de Touros”. As informações são do One Green Planet.

É isso mesmo – você pode ser “pisoteado, ferido, apanhado ou atirado para o ar por um touro, ou bater, empurrar, tropeçar ou pisotear seus colegas corredores”, aqui nos EUA, sem “gastar uma fortuna”, como a “Grande Corrida de Touros” promove em seu site, concluindo: “Muito legal, não?”

Que tal – bem cruel, não?

O evento está marcado para esse sábado (07) em Houston, no Texas, na Royal Purple Raceway, e já está sob o fogo dos defensores animais em todo país. O Fundo da Liga de Defesa Animal (ALDF) informa em comunicado para a imprensa que solicitou ao juiz Jimmy Sylvia, da Câmara Municipal, para proibir o “evento”, afirmando que viola a seção 751.003 do Código de Segurança e Saúde do Texas, que proíbe “manifestações de massa sem autorização”.

Foto: Great Bull Run
Foto: Great Bull Run

A corte da Câmara Municipal aparentemente admitiu para a ADLF que a empresa da Grande Corrida de Touros nem mesmo “preocupou-se em pedir” a permissão. Então, nossa pergunta é, por que isso está sendo permitido em primeiro lugar?

Para surpresa de ativistas, a corrida não só está acontecendo no Texas, mas também através do país, em cidades como Chicago e Atlanta. Uma lista completa dos lugares pode ser encontrada aqui.

Foto: Great Bull Run
Foto: Great Bull Run

Um evento perigoso para todos os envolvidos

A preocupação que a empresa patrocinadora admite é que a corrida é inerentemente perigosa e que você pode ferir-se seriamente, mas tudo em nome de um “divertimento épico”, por isso não é grande coisa se você for atropelado ou morrer, certo? Além disso, estamos falando da exploração de um animal indefeso, que não é morto no festival, mas é abusado durante toda a corrida, que fica desesperado em meio à multidão e que é forçado a correr todo o caminho traçado.

O website da empresa ainda encoraja dizendo que em 103 anos de corrida anual na Espanha, ocorreram apenas 15 mortes.

Ainda que nenhuma morte tenha ocorrido nos Estados Unidos, alguns participantes já sofreram ferimentos sérios. A ALDF relata que dois participantes foram hospitalizados com lesões durante o evento no estado de Virginia, enquanto um corredor quebrou a pelves em três lugares, no estado da Georgia.

Foto: Great Bull Run
Foto: Great Bull Run

A não ser que haja leis que proíbam a prática dessa atividade perigosa, ninguém pode ser impedido de participar dela. Além do mais, os corredores são participantes voluntários destes eventos e, presumivelmente, sabem e aceitam os riscos que correm (mesmo que para alguns de nós, parece estúpido participar e ponto).

E ainda mais, os animais que são forçados a correr não são participantes voluntários. Eles também podem sofrer graves ferimentos, mas essas preocupações não são levadas em conta, já que o evento é sobre “divertimento” e “adrenalina”, e então supostamente está tudo bem porque os touros não são mortos ou maltratados como na Espanha e também porque a empresa tomou “várias medidas para assegurar que os touros permanecerão a salvo e saudáveis durante todo o tempo”. Mas isso não é o que parece.

Foto: Great Bull Run
Foto: Great Bull Run

Como a empresa assegura isso? De acordo com seu website, os touros “foram treinados para correr todo o percurso sem fazer contato físico e são acostumados a grandes multidões, desse modo eliminando qualquer estresse ou medo da parte deles”. Além disso, há um veterinário no local todo o tempo monitorando a saúde e o tratamento dispensado aos animais e, assim que o evento termina, os animais “retornam ao ar livre no rancho onde são examinados por veterinários e por treinadores profissionais de touros”.

Foto: Great Bull Run
Foto: Great Bull Run

Mesmo que os touros estejam saudáveis quando iniciam o percurso de um quarto de milha e ainda estejam saudáveis quando partem para “o rancho ao ar livre (seja lá o que isso signifique), é um tanto forçado dizer que o estresse e o medo estejam totalmente eliminados “por parte deles”.

Pode ser que eles possam ser treinados a correr o percurso muitas vezes, mas ninguém pode realmente ter certeza que eles não tenham ficado estressados ou apavorados durante a corrida.

Finalmente, nós precisamos visualizar o grande quadro – que os animais estão sendo usados para propósitos estritamente de diversão e para obtenção de lucro. O evento pode parecer e soar “legal”, mas está longe de ser admirável, e simplesmente reforça a visão que os seres humanos têm tido por anos em relação aos animais – como mercadorias que podem ser usadas ao nosso bel prazer. Ainda demora um tempo para essa mentalidade mudar. Está mudando lentamente, em alguns casos, mas não rápido o suficiente.

Você viu?

Ir para o topo