EnglishEspañolPortuguês

É possível uma dieta vegetariana para atletas?

6 de agosto de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O número de atletas que optam por uma dieta vegetariana é crescente e a lista de atletas vegetarianos famosos também não é pequena. Entre eles estão Dave Scott (6 vezes campeão ironman), Carl Lewis e Éder Jofre. Apesar dos muitos mitos que cercam o tema da nutrição vegetariana, uma dieta vegetariana é capaz de suprir as necessidades nutricionais de atletas de todos os estilos, desde que esta seja adequadamente planejada.
Por se tratar de uma dieta rica em carboidratos, fibras e água, ao mesmo tempo em que é baixa em gorduras, especialmente as gorduras saturadas, a dieta vegetariana atende à demanda tanto de atletas de força como de atletas de resistência, seja na fase de treino ou de competição.
Com relação à proteína, uma dieta vegetariana bem planejada fornece toda a proteína necessária ao atleta, salvo os casos em que haveria necessidade de suplementação mesmo em uma dieta que inclua carnes. Uma vez que os alimentos de origem vegetal têm um perfil incompleto de aminoácidos, o segredo está em variar razoavelmente as fontes de proteína vegetal, o que garante a ingestão de todos os aminoácidos essenciais. A adoção de métodos complicados para calcular a complementação desses é desnecessária, basta variar a fonte. Boas fontes de proteína vegetal são o tofu, o leite de soja, as leguminosas e todos os tipos de castanhas e sementes. Esses mesmos alimentos também são boas fontes de ferro, mineral que o vegetariano encontra ainda nas frutas secas, nos vegetais verde-escuros e no melado de cana. Devido à sua natureza vegetal, esse ferro é mais bem absorvido quando acompanhado de uma fonte de vitamina C.
Não é de hoje que se reconhece a viabilidade das dietas vegetarianas até mesmo para atletas de alta performance. Com a aplicação do conhecimento atual em nutrição vegetariana, é perfeitamente viável para um atleta adotar esse estilo alimentar.

Você viu?

Ir para o topo