• Compartilhe

Texto

Perigo de extinção

Caça ameaça grandes mamíferos na África

06 de agosto de 2010 às 6:00

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Foto: Reprodução/ Informador

As populações de mamíferos de porte grande foram reduzidas em pelo menos 60% nos parques nacionais da África durante as últimas 4 décadas, segundo estudo realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, divulgado pelo site Informador.

O grupo de cientistas da Sociedade Zoológica de Londres, o SZL, e a Universidade de Cambrige advertem que as áreas protegidas como o Serengeti, na Tanzânia, e a Masai Mara, no Quênia, não estão conseguindo preservar as espécies de mamíferos como leões, girafas e zebras, que continuam sob a ameaça de caçadores.

Segundo o informe, publicado na revista Biological Conservation, o problema é especialmente encontrado no oeste africano, onde as populações têm-se reduzido em até 85%.

Os investigadores acreditam que os países nesta parte da África são mais vulneráveis, pois oferecem menos recursos para fazer frente à ameaça dos caçadores, que se dedicam ao comércio ilegal de carnes de animais selvagens. Do outro lado do continente, no leste africano, existem parques nacionais visitados anualmente por milhões de turistas. Nessa região as populações de mamíferos se reduziram pela metade, devido ao aumento no número de pessoas que vivem ali, pois contribui para a diminuição dos recursos naturais.

O diretor de programas de conservação da ZSL, Jonathan Baillie, afirmou que “ainda que os resultados sejam muito piores do que o esperado, o aumento de exemplares na região Sul da África dá um pouco de esperança e demonstra que as áreas protegidas podem ser realmente efetivas para a conservação de grandes mamíferos, quando apresentam recursos suficientes”.

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Suprema Mestra Ching Hai

SMCH+3

O prêmio de Compaixão Mundial foi concedido em reconhecimento às brilhantes conquistas da Agência em informar o mundo do

Suprema Mestra Ching Hai
Líder mundial humanitária

Líder mundial humanitária

Gabriela Duarte

GabrielaDuarte

É uma causa que eu acredito e apoio totalmente. Às vezes, as pessoas não sabem o que fazer, como transformar a boa vonta

Gabriela Duarte
Atriz

Atriz

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: