EnglishEspañolPortuguês

Morte de animais por envenenamento preocupa moradores de Espigão (SP)

6 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Moradores de Espigão, distrito de Regente Feijó, estão preocupados com o caso de envenenamento de animais no local. Segundo a população, aproximadamente 30 cães e gatos já morreram nos últimos 20 dias depois de comerem algo que estava com veneno. Eles não sabem mais o que fazer para proteger os animais.
A engenheira agrônoma Franciele Aparecida de Souza conta que seu cachorro Fredy foi vítima de envenenamento e amanheceu passando mal na semana passada. Ela fez um boletim de ocorrência para descobrir quem foi o responsável pelo ato.“Estou com muito medo. Ele não pode ficar mais para no quintal, por isso tenho que coloca-lo dentro de casa”, diz ela.
A cabeleireira Elaine Cristina Cardoso diz que a situação é uma falta de respeito. “Não podemos ter nossos animais dentro de casa, pois o responsável por esses atos está jogando essas bolinhas de chumbinho dentro dos nossos quintais”, conta ela.
Segundo a médica veterinária Mônica Garrote Viana, o quanto antes os animais forem socorridos maiores são as chances de sobrevivência e ainda é possível fazer os primeiros atendimentos em casa. “Existe um produto chamado carvão ativado que pode ser diluído em água e dado para o animal, diminuindo assim a absorção do veneno. Fazendo isso é possível ganhar tempo até chegar na clínica veterinária”, explica Mônica.
Quem é pego maltratando, ferindo ou matando qualquer tipo de animal doméstico pode pegar até um ano e três meses de prisão ou ter a pena revertida em trabalhos comunitários. Segundo o delegado Antenor Pavarina “quando se constatar alguém maltratando animais, deve-se notificar uma unidade policial para que assim sejam adotadas as medidas legais necessárias para responsabilizar o autor da conduta”.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo