EnglishEspañolPortuguês

Hospital veterinário regional é discutido entre cinco cidades

6 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Cinco cidades da região se organizam em prol da instalação de um hospital veterinário regional de caráter público. O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, participou, na manhã desta sexta-feira (03/07), de reunião na cidade de Nova Odessa, com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza; o deputado estadual Feliciano Filho; a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara; o prefeito de Americana, Omar Najar e o secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Luís Canteiro para discutirem a proposta.

O hospital veterinário seria destinado ao atendimento preventivo de cães e gatos de famílias de baixa renda, tendo como foco a castração e o tratamento de doenças específicas dos animais.

Para viabilizar o equipamento público, as prefeituras contariam com uma área pública de 100 mil metros quadrados localizada em Nova Odessa. A área, antes destinada a um matadouro do Instituto de Zootecnia, conta com a estrutura física, cabendo a adequação para o atendimento à saúde animal.

Para a gestão do espaço, a proposta é a criação de um consórcio entre os municípios que arcaria com o custeio da unidade. Os equipamentos seriam adquiridos por meio de recursos destinados pelo governo do Estado, com emendas parlamentares, segundo o deputado Feliciano Filho.

O próximo passo do projeto embrionário será a assinatura conjunta de uma carta de intenção dos prefeitos sobre a área, a ser encaminhada para análise do governo estadual.

Para o prefeito Meira, a iniciativa de trabalhar a questão animal em conjunto demonstra que esta é uma preocupação comum aos municípios e o hospital veterinário regional pode representar um grande avanço.

As cinco cidades são muito próximas umas das outras e sabemos que não é raro o abandono de animais nas divisas. O fato é que, sozinhas, cada cidade segue ritmo diferente e uma unidade regional de saúde animal representaria um grande avanço tanto em saúde pública, quanto para o bem-estar animal, analisou Meira.

Além de possuir uma área considerada adequada para a instalação de um hospital veterinário regionalizado, Nova Odessa seria a escolhida para abrigar a unidade por estar geograficamente localizada no meio da região, o que representa que a abrangência seria de um raio de 25 quilômetros, facilitando o acesso ao serviço.

Em Hortolândia

Em Hortolândia, a Prefeitura conta com o Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O local mantém abrigo para cães e gatos encontrados doentes. Após o tratamento, recuperação e castração, os animais são colocados para adoção.

A Secretaria de Saúde estuda iniciativas que estimulem a adoção responsável e ações de ampliação do controle da população de gatos e gatos, por meio de castrações e chipagem dos animais.

Outra iniciativa é a implantação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, aprovado pela lei 3.076, de 19 de março. A composição do órgão deve ocorrer neste segundo semestre de 2015.

Fonte: Hortolândia News

Você viu?

Ir para o topo