EnglishEspañolPortuguês

Programa de castração volta a atender cães e gatos de Lafaiete (MG)

6 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto de castração “Quem Ama Castra” já está novamente em funcionamento. O serviço é realizado de forma itinerante pelos bairros. Neste semestre estão sendo castrados os animais adotados nas feiras de adoção e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) bem como animais de rua. A partir de julho, o procedimento será aberto a todos.
A médica veterinária Carla Sassi destacou que a castração não causa nenhum mal ou prejuízo para os animais e é necessário, apenas, medicá-lo, adequadamente, durante alguns dias após a cirurgia. “O procedimento evita inúmeras doenças, como tumores e infecções graves e melhora a questão de marcação indevida de território. Os animais ficam mais calmos, porém, sem perder o instinto de guarda”, informa, ressaltando que cães e gatos castrados possuem expectativa de vida mais longa.
Carla explicou também que após a castração o animal não tem mais vontade de cruzar. “Cães e gatos se reproduzem por instinto, logo após o desmame, não há mais reconhecimento de parentesco, tanto que se forem mantidos juntos, sem castrar, há reprodução entre mães, filhos e irmãos. Com a castração não há mais a parte hormonal responsável por esse instinto”, esclarece.
O programa de castração atende tanto a animais machos e fêmeas. Para passar pelo procedimento, a vacinação precisa estar em dia.
Fonte: Jornal Correio

Você viu?

Ir para o topo