• Compartilhe

Texto

"Eram inofensivos"

Moradores denunciam matança de gatos em Aracaju (SE)

06 de janeiro de 2016 às 15:30

Dois gatos foram vítimas de envenenamento no último domingo, 3, segundo moradores

Dois gatos foram vítimas de envenenamento no último domingo, 3, segundo moradores

O sentimento de moradores do Condomínio Riviera Del Mar, localizado na Rodovia José Sarney, na Aruana, é de total indignação. No último domingo, 3, a proprietária de um dos imóveis, Sandra Coelho, constatou a morte de dois gatos que, segundo ela, circulavam livremente pela localidade.

“O primeiro animal foi trazido por outra moradora que procurava desesperadamente a ajuda do meu marido, que é médico, e por saber que amamos felinos. O segundo foi encontrado no meu próprio jardim, sendo esse animal uma fêmea que trazia consigo dois filhotes”, detalhou a moradora.

Sandra acrescenta ainda que há suspeitas de que a morte desses gatos é proveniente da intolerância dos próprios moradores, que resistem ao considerar que a área ocupada por moradias era antes habitada por animais de várias espécies.

“Os animais são os donos originais desse espaço e a intolerância dos moradores é nítida quando testificamos o envenenamento dos gatos com base na reação dos mesmos antes da morte. Além de ser um risco para os animais, pode estar sendo um risco para crianças que circulam diariamente no condomínio”, ressaltou.

A funcionária Elvira Maria Alves, que trabalha no local há seis anos, afirma que os gatos não ofereciam perigo algum para os moradores do condomínio.

“Os felinos nem sequer tinham costume de roubar alimentos, ou seja, a convivência com eles era de total tranquilidade. São seres inofensivos que estão sendo alvo de pessoas mal intencionadas. Rumores apontam para a ideia de que há moradores que impulsionam os próprios funcionários a aplicar o veneno”, relatou Elvira, que mantêm alimentados os filhotes deixados pela fêmea envenenada no último domingo.

O morador Antônio Vital, que reside no Riviera Del Mar há mais de 12 anos, esclarece que a primeira matança de gatos no local ocorreu há quatro anos, quando dois animais adultos e seis filhotes foram envenenados.

“Na época, o fato motivou uma discussão sobre o assunto numa das reuniões entre moradores. No entanto, posso garantir que a presença de gatos inibe a permanência de ratos e até de baratas no condomínio, o que é benéfico para as famílias que residem aqui. Lamentavelmente, no último fim de semana esse fato voltou a ocorrer e, como morador, pretendo gerar um boletim de ocorrência não apenas em função da morte desses animais, mas pela intensidade do veneno utilizado, que produz efeito letal imediato”, garantiu Vital.

Denúncia

A morte de gatos no Condomínio Riviera Del Mar tem gerado divulgações e compartilhamentos em rede social e manifestação de uma Organização Não-Governamental que atua em defesa de animais.

Tida como primeira lei que criminalizou, de forma efetiva, as condutas nocivas ao meio ambiente, a Lei 9605/98 incorre nas
mesmas penas quem impede a procriação da fauna, sem licença ou autorização, quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural ou quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória.

Denúncias contra crimes ambientais que necessitem de ações investigativas podem ser feitas junto à Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente (Deprocoma – 79 3213 1064). Quando há um flagrante, o cidadão pode entrar em contato com o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb – 79 3248 8306).

Fonte: InfoNet

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Suprema Mestra Ching Hai

SMCH+3

O prêmio de Compaixão Mundial foi concedido em reconhecimento às brilhantes conquistas da Agência em informar o mundo do

Suprema Mestra Ching Hai
Líder mundial humanitária

Líder mundial humanitária

Derrick Green

derrick

Essa compaixão que é necessária em relação aos animais, também é importante para as pessoas. Para mim é muito importante

Derrick Green
Vocalista do Sepultura

Vocalista do Sepultura

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: