EnglishEspañolPortuguês

Veterinária tira dúvidas sobre cuidados com os gatos

5 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
O tutor deve estar atento aos cuidados com seu animal. Foto: Decom

A Médica Veterinária, especialista em Clínica Médica de Felinos, Marcela Lima, esclarece dúvidas mais freqüentes com relação ao cuidado com os gatos. Confira:

É verdade que o “barulhinho” que o gato faz é asma?

Não! O ronronar, como é chamado esse barulhinho, é produzido por contrações rápidas dos músculos vocais auxiliados pelo rápido estremecimento do diafragma, resultado em vibrações das pregas vocais durante a inspiração e expiração. Normalmente o gato ronrona quando está se sentindo bem, ou em alguns casos de estresse ou dor intensa. Com o ronronar há liberação de endorfina, hormônio relacionado ao bem-estar, assim há alivio da dor e diminuição do estresse. Não tem nenhuma ligação com asma e ao contrário do que algumas pessoas ainda acreditam, não é transmitido para humanos.

Como ensinar o gato a fazer suas necessidades no lugar certo?

O gato tem o instinto de esconder suas fezes e urina, para evitar que o cheiro denuncie sua presença para possíveis predadores ou presas, por isso, se você colocar uma caixa de areia, instintivamente ele irá fazer suas necessidades ali. Exceto em casos em que o gato macho adulto começa a urinar pela casa a fim de marcar seu território, quando isso ocorre recomendamos a castração. Hoje em dia existem no mercado vários tipos e marcas de areia higiênica para gatos, é só escolher a que ele melhor se adapte, o importante é sempre manter a caixa limpa, pois os gatos não irão utilizá-la se estiver com acumulo de sujeira.

É verdade que o gato se apega ao lugar e não ao tutor?

Não! O gato é um excelente companheiro, o que acontece é que ele é erroneamente comparado ao cão, são espécies diferentes e apresentam comportamentos diferentes. Os gatos não são falsos ou traiçoeiros, como dizem, só não são tão submissos aos seus tutores como os cães.

Posso dar medicação humana para o meu gato?

Em primeiro lugar, nenhuma medicação deve ser administrada sem a orientação de um médico veterinário. Algumas medicações humanas realmente têm uso veterinário, mas com doses devidamente adaptadas ao peso do seu gato. O uso de medicações indevidas ou doses inapropriadas pode levar a intoxicação e desenvolvimento de doenças associadas ao medicamento. É bastante comum na rotina da clínica atendermos gatos com problemas causados por administração inadequada de medicamentos, os fármacos mais comumente usados erroneamente por tutores são: paracetamol, aspirina e diclofenaco potássico, os quais podem provocar sérios problemas em seu animal.

Quais os cuidados que devo ter com os pêlos?

O gato faz sua higiene através da lambedura, a superfície da sua língua é áspera e isso favorece a remoção de sujeiras e pó do pêlo. Ao se lamber o gato acaba ingerindo grande quantidade de pêlos, principalmente as raças de pelagem longa, esse pêlo é eliminado através do vômito fisiológico, ou seja, uma forma natural de se eliminar os pêlos ingeridos. Para diminuir essa ingestão pilosa e evitar que pêlos fiquem espalhados pela casa, recomenda-se a escovação diária do seu felino. A frequência de banho deve ser estipulada de acordo com o ambiente em que vive e o tipo de pelagem. Se for um gato de apartamento o qual não tem acesso à rua os banhos devem ser de no máximo uma vez ao mês, se for gato de vida livre ou ainda de pêlos longos, os banhos podem ser feitos quinzenalmente.

Fonte: Agora MS

Você viu?

Ir para o topo