EnglishEspañolPortuguês

Cães rejeitados na Turquia são levados para os Estados Unidos

5 de setembro de 2015
6 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Cães da raça Golden Retriever em abrigo no bairro de Basaksehir, em Istambul. Foto: Daily Sabah  ERKAN SEVENLER
Cães da raça Golden Retriever em abrigo no bairro de Basaksehir, em Istambul. Foto: Daily Sabah

Ativistas dos direitos dos animais dos Estados Unidos estenderam a mão a cães da raça Golden Retriever de Istambul (Turquia) que foram abandonados por seus tutores. Ao todo, mais de 200 cães viajarão de avião para os EUA como parte do projeto “Adopt a Golden”. As informações são do Daily Sabah.

Em Istambul, um grande número de cães desta raça foi parar em abrigos de animais, com parte deles tendo sido deixados pelos seus próprios tutores, e outra parte composta por animais encontrados em situação de abandono nas ruas. A Adopt a Golden, uma organização não governamental que atua na defesa dos direitos animais, lançou recentemente uma campanha para salvá-los de abrigos superlotados e dar-lhes novos lares nos Estados Unidos.
Um grupo de 36 cães foi levado para Atlanta, na Georgia, no mês de maio, no que a ONG chamou de “o maior resgate internacional de golden retrievers da história”, e outros 15 cães foram embarcados no mês passado. Agora, a organização de Alabama começou uma nova operação de resgate para retirar mais 214 cães de Istambul.

No dia em que os seis primeiros golden retrievers chegaram de Istambul, eles foram recebidos com uma festa em
Birmingham (Alabama, EUA), onde se encontraram com seus novos tutores e receberam novos nomes. Essa festa marcou o lançamento da campanha, chamada “Turkey Dogs”.
Uma iniciativa para levantamento de fundos também foi lançada, para ajudar nos custos de transporte dos cães, orçado em 9 mil dólares. Um evento de angariação de recursos está previsto para o dia 10 de setembro, e os golden retrievers já resgatados anteriormente e que estão acomodados nos Estados Unidos estarão presentes.

A transferência dos cães de Istambul aos Estados Unidos é feita mediante estrutura complexa. O transporte é realizado por uma empresa especializada no transporte aéreo de animais, no qual é fornecido aos cães um ambiente confortável para a viagem cansativa, que dura mais de 10 horas. 
A ONG também contratou intérpretes conhecedores do idioma turco, para treinar os cães a entenderem comandos em inglês.

Cães golden retriever de “raça pura” foram vítimas de um modismo entre a alta sociedade turca no início da década passada. Seus ricos tutores rapidamente ficaram aborrecidos com os pobres animais, e eles foram abandonados nas ruas. Enquanto muitos foram levados para abrigos de animais, outros lutavam para sobreviver nas ruas – um ambiente com o qual eles não estavam acostumados.
Agora, com abrigos de animais superlotados, eles enfrentam uma nova ameaça às suas vidas. Istambul, a maior cidade da Turquia, é famosa por seu grande número de cães e gatos em situação de abandono, que estão em todas as partes da cidade. Muitos são recolhidos apenas para serem vacinados e depois são lançados novamente às ruas, com etiquetas nas orelhas para mostrar que estão vacinados. Certa vez, cogitou-se enviar os cães para florestas longe das áreas residenciais, com o argumento de que seriam “um habitat natural” para eles, mas a ideia foi rapidamente arquivada após a reação de ativistas dos direitos dos animais. Esses cães, que são famosos por seu temperamento gentil e sua disposição calorosa, correm perigo de serem atacados até a morte quando envolvidos em brigas com outros cães nas ruas, o que levantou preocupações entre os cidadãos interessados em salvá-los.

Você viu?

Ir para o topo