EnglishEspañolPortuguês

Veterinários se unem contra a touromaquia em Lisboa, Portugal

6 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução
Reprodução

Recentemente foi lançada, em Lisboa, a AVAT- Associação de Veterinários Abolicionistas da Tauromaquia.

Nos termos do artigo 2º do código deontológico, os médicos veterinários têm o dever de exercer a sua atividade com os adequados conhecimentos científicos e técnicos, o respeito pela vida e bem-estar animal, a prossecução da sanidade animal, a conservação, o melhoramento, e a gestão do patrimônio animal, incluindo o da fauna selvagem, a salvaguarda da saúde pública e a proteção do meio ambiente.

Partindo da consideração de que os animais envolvidos nos espetáculos e quaisquer eventos tauromáquicos (tais como as corridas de touros, largadas, garraiadas, festejos ou quaisquer eventos similares, em que os bovinos se stressem, esgotem, sejam feridos ou mortos por desporto, celebração ou entretenimento) são seres sencientes dotados de direitos, interesses e necessidades inerentes à sua condição, os quais merecem reconhecimento, a AVAT tem como objetivo o seu reconhecimento, a sua defesa e proteção.

Com vista à prossecução do seu objectivo, a AVAT propõe-se a promover e defender os direitos destes animais, nomeadamente, o direito a uma existência digna e livre de maus-tratos ou sofrimento gratuito, desnecessário e injustificado, mediante a abolição dos referidos espetáculos e eventos tauromáquicos.

A AVAT promoverá igualmente a defesa e proteção dos direitos e interesses legalmente protegidos dos menores de idade e do ambiente, sempre que estejam relacionados com os demais objetivos da mesma.

A associação pretende, através da ciência, combater a desinformação muitas vezes gerada a volta deste tema.

Neste evento, estiveram reunidos vários médicos veterinários, representantes de associações de proteção animal, grupos e plataformas de abolição da tauromaquia, o deputado do PAN, a Provedora da Casa dos Animais de Lisboa, entre outras entidades.

Os membros fundadores da AVAT aproveitaram o lançamento da associação para homenagear e atribuir o título de sócio honorário ao médico veterinário, José Enrique Zaldívar, presidente da AVAT espanhola.

A AVAT junta-se assim às suas congéneres espanhola e francesa.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: AVAT Portugal

Você viu?

Ir para o topo