EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica

5 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Começou na última quarta-feira (01) a campanha de vacinação antirrábica, em animais domésticos. A campanha, que ficou paralisada por dois anos, volta ao normal a partir deste mês de julho e tem meta de vacinar até cinco mil animais, em Arcos.
A vacinação voltada para cães e gatos, tanto domésticos quanto de rua, teve início na Zona Rural e continua seguindo a programação até o dia trinta de julho por toda a cidade.
De acordo com a médica veterinária do setor de Zoonoses da Prefeitura de Arcos, Sirlene Borges, cães e gatos a partir dos três meses de vida e fêmeas prenhas podem receber a vacina. “É importante que todos os animais sejam vacinados, uma vez que o Governo Federal suspendeu a vacinação por dois anos e isso deixa os animais susceptíveis a contrair a doença”, explicou a veterinária.
A campanha será feita em toda a cidade, seguindo um roteiro de regiões. Durante todo o mês de julho, a sede do Centro de Zoonose estará aberta para a realização da vacina. Quem quiser pode levar o animal até lá para receber a imunização ou aguardar o dia de vacinação no bairro em que mora.
RAIVA
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.
VACINAÇÃO
É de grande importância que todo tutor de cães e gatos encaminhe seus animais aos pontos de atendimento de vacinação. A Raiva é uma doença que ainda não foi erradicada, por isso é necessário a imunização dos animais.
A médica veterinária Sirlene Borges atenta para algumas questões. “É importante que todo proprietário de animal observe o dia de vacinação em seu bairro para que no dia ele prenda o animal em casa para facilitar o processo de imunização”, alerta a veterinária.
Acompanhe neste link a tabela do dia e local da vacinação na sua região. Serão duas equipes para atender todas as áreas.
Fonte: Portal Arcos

Você viu?

Ir para o topo