EnglishEspañolPortuguês

Filhote de baleia de 8 metros e duas toneladas é encontrado morto no RS

5 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Baleia jubarte foi encontrada em Tramandaí (Foto: Xandão OndasdoSul)
Baleia jubarte foi encontrada em Tramandaí (Foto: Xandão OndasdoSul)

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (3) na beira-mar de Nova Tramandaí, em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Patrulha ambiental da Brigada Militar (Patram), o animal tem 8 metros de comprimento e pesa cerca de duas toneladas.
O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi acionado pela Patram. Entretanto, devido ao estado de greve dos servidores, o trabalho de retirada do animal do local e enterro está sendo realizado durante a tarde pela Prefeitura de Tramandaí.
De acordo com a Patrulha Ambiental, parte do animal estava envolto em uma rede. O material encontrado pode ser usado em pesca de arrasto, atividade permitida a partir de uma distância de 3 milhas da costa, ou em rede fixa.
Segundo o sargento Antônio Ubirajara Barcellos, da Patram, o animal estava machucado. É provável que tenha se debatido ao ser envolta na rede, feita de uma corda grossa.
“É um crime ambiental matar um animal desses, uma espécie indefesa e importante para o nosso meio ambiente. Mas é difícil responsabilizar alguém, pois não sabemos exatamente onde a rede estava”, diz o sargento.
Na quinta-feira (2), uma baleia da mesma espécie foi encontrada em Arroio do Sal, também no Litoral Norte. O animal tinha 7,3 metros de comprimento.
Fonte: G1  

Você viu?

Ir para o topo