EnglishEspañolPortuguês

Conheça Snooty, o peixe-boi de 67 anos que nunca esteve no mar

5 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Por Augusta Scheer (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Snooty nasceu em Miami, no ano de 1948, e logo recebeu um título nada honroso: foi o primeiro peixe-boi a nascer em cativeiro, pelo menos de que se tem notícia. Hoje com 67 anos, vive em Brandenton, Florida, no aquário de peixes-boi do Museu South Florida. O Guiness Book considera Snooty o “peixe-boi em cativeiro mais velho do mundo”.
O animal pertence a uma subespécie típica da Flórida, que vive em água salgada, cuja expectativa de vida varia entre 40 e 60 anos na natureza.

peixe boi 2

Marilyn Margold, diretora responsável pelas condições de vida no Museu, atribui a longevidade de Snooty ao cativeiro. Peixes-boi que vivem na natureza tipicamente morrem de “estresse por conta da temperatura da água, marés vermelhas, colisões com barcos e captura em equipamentos de pesca”, afirmou à Sarasota Herald-Tribune. “Sem esses quatro fatores, não estão suscetíveis a doenças e enfermidades”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Snooty provavelmente nunca saberá como é a vida no oceano, e seu único contato indireto com a natureza de que foi privado se dá pela convivência com os peixes-boi visitantes que passam pelo programa de reabilitação do Museu antes de ser devolvidos à liberdade.

Você viu?

Ir para o topo