EnglishEspañolPortuguês

Começa a temporada de observação de baleias na Bahia

5 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Apesar dos milhares de quilômetros que separam a Antártida da América do Sul, mais precisamente, do Brasil, as exuberantes baleias Jubarte se deslocam, todo ano, para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir.
O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia. O estado, conhecido por ser sinônimo de alegria principalmente no verão, tem nos meses de julho a novembro, uma atração à parte.
Durante a temporada é possível observar esses gigantescos e encantadores animais por meio do turismo de observação de baleias, o whalewatching. Observar e se encantar, é claro. Não há quem não se comova ao ver de perto um animal tão grande – mas ao mesmo tempo tão dócil – fazendo acrobacias surpreendentes em pleno mar.
Nessa época, os mamíferos aproveitam para se acasalar e ter filhotes no litoral brasileiro. Sempre há disputa dos machos pelas fêmeas, que saltam e batem a calda nas águas para espantar os concorrentes, proporcionando, assim, um lindo espetáculo para os observadores.
Preservação e respeito à natureza são fundamentais na atividade de observação. O coordenador ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Sérgio Cipolotti, lembra as regras regulamentadas pelo Ibama que as embarcações devem seguir durante a visita, que inclui distância mínima permitida e o tempo máximo que se deve ficar observando.
Alguns locais oferecem o passeio, entre eles, a Pousada Taipu de Fora, na Península de Maraú. A pousada sugere, além da observação de baleias, mergulhos e atividades de lazer de toda a família.

Você viu?

Ir para o topo