EnglishEspañolPortuguês

Pressão alta em cães e gatos está associada a outras doenças

5 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O aumento da população de animais idosos torna cada vez mais frequente a ocorrência de várias doenças degenerativas. Dentre elas, destaca-se a hipertensão arterial sistêmica, patologia que também acomete cães e gatos, mas muitos tutores nem imaginam.
Saber se o animal tem pressão alta não é fácil, mas é tão importante quanto saber se a pressão de uma pessoa está controlada. Em cães e gatos, ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, a hipertensão em geral é secundária a alguma outra doença. Em cães, relaciona-se mais comumente à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo (doença da supra renal), obesidade e da diabetes. Em gatos, costuma estar associada à doença renal crônica, cardiopatia e ao hipertiroidismo.
Para medir a pressão de um cão ou gato, é necessário um aparelho especial, o Doppler, que amplifica o som da pulsação. Vários fatores podem interferir no resultado, como estresse, tensão, dor etc., e por isso às vezes são necessárias várias mensurações para chegar a um valor médio. Esse exame é indicado para animais com idade superior a cinco anos.
A hipertensão arterial descontrolada pode causar lesões em vários órgãos, tais como:
No cérebro: pode causar derrames, AVC, dor de cabeça.
Nos rins: pode agravar a insuficiência renal e perda de proteínas.
Nos olhos: pode levar ao descolamento de retina e cegueira.
No coração: pode levar ao aumento do coração e edema pulmonar.
Uma vez identificada a hipertensão, muitos animais podem e devem ser medicados e, com isso, os riscos de morte diminuem consideravelmente.
Mensurar a pressão arterial é mais um recurso que a medicina veterinária encontrou para melhorar a qualidade de vida dos animais.
Fonte: Jornal Dia a Dia

Você viu?

Ir para o topo