EnglishEspañolPortuguês

Mattel aposenta “Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld” depois da intensa reação de ativistas

5 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Neuza Vollet (da Redação)

Foto: Matel
Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld (Foto: Mattel)

O porta-voz da Mattel, Alex Clark, confirmou que a empresa, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, vai interromper a fabricação da boneca “Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld”, assim como todo o merchandising relacionada ao parque temático SeaWorld.
“Não estamos mais fabricando”, disse Clark à NBC News. “Os consumidores podem encontrar nas lojas, mas não estamos mais fazendo remessas nem produzindo esse modelo da boneca”. Clark absteve-se de dar mais detalhes sobre as razões da empresa.
“Uma série de fatores influenciam uma decisão desse tipo”, disse. “O contrato de licenciamento expirou e decidimos não renová-lo”.
A notícia veio logo após a crescente repercussão das críticas contra o parque aquático com relação ao tratamento das baleias orcas cativas e a segurança dos treinadores.
Em 2010, a treinadora do parque temático SeaWorld Orlando foi afogada por uma orca diante da plateia. O parque foi multado e um documentário de 2013, Blackfish, mobilizou a opinião pública sobre a captura e o confinamento das baleias orcas para a exibição em espetáculos. Recentemente o parque SeaWorld transmitiu pela TV uma série de anúncios de serviço público (PSA), em que seus treinadores aparecem defendendo o compromisso do parque com o bem-estar animal.
Foto Mattel
Foto Mattel

Os grupos de ativistas dos direitos animais elogiaram a decisão da Mattel.
“É muito oportuno a Mattel desistir da Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld”, disse a porta-voz da PETA, Stephanie Shaw. “Agora a empresa pode conservar sua imagem de amiga dos animais”.
O grupo de ativistas dos direitos animais está apelando aos sócios restantes do SeaWorld, incluindo a Associação Americana de Automóveis (AAA), para juntar-se à lista de patrocinadores corporativos que cortaram laços com o SeaWorld. A companhia aérea Southwest Airlines, a cadeia de restaurantes Taco Bell e o time de futebol americano Miami Dolphins anunciaram que estavam acabando as parcerias de marca com o parque temático.
Entre os itens que a Mattel parou de produzir está “Barbie Quero Ser Treinadora do SeaWorld Acessórios”, que inclui uma boneca Barbie vestindo o uniforme de treinadora do parque, uma piscina temática e uma orca bebê e um golfinho que são acoplados a um equipamento que os faz girarem simulando os famosos saltos.

Você viu?

Ir para o topo