EnglishEspañolPortuguês

Cativeiro de pássaros é descoberto na zona rural de Ji-Paraná (RO)

5 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Ambiental encontrou, no domingo (3), 14 aves silvestres em cativeiro, sem anilhas de identificação. O resgate aconteceu após denúncias de que em uma chácara, na Estrada Vale Rios, animais viviam em cativeiro. A polícia esteve no local na tarde de domingo (3). Está é a segunda vez que o suspeito é pego com animais silvestres irregulares.
Dos 14 animas, 13 eram da espécie curió e um deles era um canário da terra. Segundo o boletim, nenhum deles tinha autorização para ser mantido em cativeiro, assim, caracterizando crime. O proprietário da chácara não estava no local, mas sua filha teria confirmado que as aves eram tuteladas pelo  pai. Ele foi encontrado e compareceu ao 1° Pelotão de Polícia Ambiental, em Ji-Paraná.
Em outubro de 2014, o mesmo homem foi pego com animais silvestres em cativeiro. Na ocasião, foram recuperados 77 pássaros. Os animais, aparentemente, foram capturados recentemente, pois apresentavam comportamento muito arredio. Além dos pássaros, também foram apreendidos materias utilizados na captura da aves, como alçapões e tela de captura. As aves passaram por avaliação de um médico veterinário e devem ser soltas.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo