ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Utilidade Pública

Teresina (PI) terá centro para castrar cães e gatos gratuitamente

05 de fevereiro de 2016 às 10:20

German Shepherd Dog and cat together

Divulgação

Cães e gatos de famílias de baixa renda poderão ser castrados gratuitamente. O convênio para a realização do procedimento foi firmado entre a prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e será lançado nesta sexta-feira (05), na sede do Centro de Zoonoses de Teresina, a partir das 8h.

O convênio tem por objetivo promover o controle populacional de cães e gatos em Teresina por meio da castração cirúrgica. A meta para o primeiro ano é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês, após um cadastro prévio realizado com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“O principal papel da FMS no convênio será o de realizar o cadastramento dos tutores, procurando também elaborar ações voltadas aos animais de comunidade conforme a demanda e indicadores epidemiológicos. Também será responsabilidade do órgão o esclarecimento aos tutores sobre condições de mobilidade ao Hospital Veterinário, compartilhamento de relatórios e repasse financeiro.”, explica o presidente da FMS, Francisco Pádua.

Para a UFPI, compete a disponibilização de professores/orientadores, residentes e estudantes de graduação em Medicina Veterinária para receber os animais aptos, realizar os procedimentos cirúrgicos de castração e pós-operatório, fornecendo o material necessário à realização do procedimento no Hospital Veterinário Universitário (HVU).

O estabelecimento deste convênio atende às demandas dos teresinenses e, consequentemente, melhora a qualidade para estes animais, uma vez que diminuirá significativamente a quantidade deles vivendo em situação de rua, sofrendo maus-tratos e adquirindo doenças.

Além do Centro de Castração, o convênio prevê o compartilhamento de dados para subsidiar novos projetos no futuro, bem como ações voltadas também para a conscientização da população. “Tanto a UFPI quanto a UESPI desenvolvem campanhas de conscientização para evitar o abandono de animais. Portanto, precisamos fortalecer essas campanhas para mudar essa cultura de abandono”, diz Francisco Pádua.

Fonte: Cidade Verde

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Anderson Furlan

anderson furlan

Durante muito tempo estive preso em uma armadilha montada por séculos de tradição aristotélica e impulsionada pelos desv

Anderson Furlan
Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Monja Coen

monja coen

Quando Shakyamuni Buda tem a sua experiência iluminada, ele diz: “Eu, a terra e todos os seres juntos nos tornamos o cam

Monja Coen
Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista

Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: