ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Utilidade Pública

Teresina (PI) terá centro para castrar cães e gatos gratuitamente

05 de fevereiro de 2016 às 10:20

German Shepherd Dog and cat together

Divulgação

Cães e gatos de famílias de baixa renda poderão ser castrados gratuitamente. O convênio para a realização do procedimento foi firmado entre a prefeitura de Teresina e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e será lançado nesta sexta-feira (05), na sede do Centro de Zoonoses de Teresina, a partir das 8h.

O convênio tem por objetivo promover o controle populacional de cães e gatos em Teresina por meio da castração cirúrgica. A meta para o primeiro ano é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês, após um cadastro prévio realizado com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“O principal papel da FMS no convênio será o de realizar o cadastramento dos tutores, procurando também elaborar ações voltadas aos animais de comunidade conforme a demanda e indicadores epidemiológicos. Também será responsabilidade do órgão o esclarecimento aos tutores sobre condições de mobilidade ao Hospital Veterinário, compartilhamento de relatórios e repasse financeiro.”, explica o presidente da FMS, Francisco Pádua.

Para a UFPI, compete a disponibilização de professores/orientadores, residentes e estudantes de graduação em Medicina Veterinária para receber os animais aptos, realizar os procedimentos cirúrgicos de castração e pós-operatório, fornecendo o material necessário à realização do procedimento no Hospital Veterinário Universitário (HVU).

O estabelecimento deste convênio atende às demandas dos teresinenses e, consequentemente, melhora a qualidade para estes animais, uma vez que diminuirá significativamente a quantidade deles vivendo em situação de rua, sofrendo maus-tratos e adquirindo doenças.

Além do Centro de Castração, o convênio prevê o compartilhamento de dados para subsidiar novos projetos no futuro, bem como ações voltadas também para a conscientização da população. “Tanto a UFPI quanto a UESPI desenvolvem campanhas de conscientização para evitar o abandono de animais. Portanto, precisamos fortalecer essas campanhas para mudar essa cultura de abandono”, diz Francisco Pádua.

Fonte: Cidade Verde

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Marianne Thieme

marianne_150px

Eu sou Marianne Thieme, presidente do Partido dos Animais, da Holanda, e eu apoio a ANDA porque acho importante que seja

Marianne Thieme
Co-fundadora e presidente do Partido dos Animais (Holanda)

Co-fundadora e presidente do Partido dos Animais (Holanda)

Janine Borba

Janine Borba

Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é, pois eu acho que quem não gosta de bichos bom sujeito não é! Eu que

Janine Borba
Jornalista e apresentadora

Jornalista e apresentadora

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: