EnglishEspañolPortuguês

Atriz americana faz campanha em prol dos chimpanzés vítimas da exploração

4 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Kristin Bauer (Foto: Reprodução/Animals Change)

A atriz Kristin Bauer, que interpreta a vampira Pam na série True Blood do canal a cabo HBO, lançou uma campanha no Animals Change, em parceria com o Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável, clamando que o Departamento de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos proteja os chimpanzés vítimas da vida em cativeiro.

A campanha online pede que o departamento estenda o rol de espécies em perigo que precisam de proteção também aos chimpanzés utilizados em experimentos científicos, na indústria de entretenimento ou são mantidos como animais domésticos, nos Estados Unidos.

“Sempre fui fascinada pela incrível inteligência e pela complexa vida social dos chimpanzés”, disse Kristin. “Seria vergonhoso se esses animais entrassem em extinção e nós continuássemos a explorá-los nos Estados Unidos em experimentos invasivos, em espetáculos e como animais domésticos.”

Foto: Reprodução/Animals Change

A atriz cita estudos que demonstram que quando as pessoas veem chimpanzés nos comerciais e interagindo com humanos na mídia, elas são induzidas a acreditar que os animais podem ser bons companheiros domésticos e que não correm o risco de serem extintos.

“A lei sobre espécies ameaçadas deveria proteger todos os chimpanzés, incluindo aqueles que são usados em pesquisas laboratoriais”, afirma John Pippin, do Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável. “Em nenhum outro país desenvolvido são permitidos experimentos invasivos em chimpanzés por causa de problemas éticos e científicos. Os Estados Unidos fariam mais se protegessem o parente genético mais próximo da humanidade.”

Esta é a primeira campanha de Kristin Bauer. “Chimpanzés são emocionais o suficiente e sofrem até mais que os humanos. Eles expressam alegria e medo, ficam traumatizados em cativeiro, demonstram depressão, ansiedade e estresse pós-traumático”, disse a atriz.

A campanha de Kristin pretende chamar atenção à falta de proteção aos chimpanzés confinados em cativeiro. Muitos fãs da série True Blood já conhecem a iniciativa da atriz e divulgaram em blogs.

Acesse aqui a petição.

Você viu?

Ir para o topo