EnglishEspañolPortuguês

Três gambás e um gavião são resgatados em Campos (RJ)

5 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Animais foram resgatados nesta terça-feira (1º) em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Animais foram resgatados nesta terça-feira (1º) em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

Três gambás e um gavião foram resgatados essa semana em dois locais distintos de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. De acordo com o Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal, os animais silvestres estavam em residências e os responsáveis não tinham autorização para criá-los. Os resgates ocorreram durante a tarde nos bairros do Joquei Clube e Pecuária.
Os animais foram direcionados para o Núcleo de Animais Silvestres da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde vão ser avaliados e devolvidos ao seu habitat, caso estejam em condições.
“As pessoas criam esses animais mesmo sabendo que é proibido. Quem quer ter um animal desses em casa deve ter toda a documentação emitida por órgãos de fiscalização que oferecem o registro oficial”, disse o comandante do Grupamento Ambiental, Sávio Tatagiba.
Segundo ele, são muitas as denúncias de criadouros ilegais, o que faz com que o número de resgates seja grande.
“Temos hoje mais de 30 denúncias que vão ser motivo de fiscalização. No entanto, o resgate de animais é prioritário”, afirmou o comandante, ao confirmar que o trabalho é realizado por sete guardas e uma viatura, diariamente.
No último fim de semana, foram resgatados dois cães e outro foi encontrado morto em um canil onde eram evidentes os maus-tratos. Além disso, pássaros foram resgatados no último sábado (29) no Parque Prazeres, sendo seis tizis e cinco coleiros.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo