EnglishEspañolPortuguês

Praias de Itapemirim (ES) servirão de base para soltura de pinguins

5 de setembro de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

A soltura acontece na próxima semana, em Itaipava, em dia a ser definido pelo Ipram. Foto: Divulgação/Prefeitura
A soltura acontece na próxima semana, em Itaipava, em dia a ser definido pelo Ipram.
Foto: Divulgação/Prefeitura

As praias de Itapemirim foram selecionadas para servir como base para a soltura de 30 pinguins reabilitados pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos – Ipram. São animais que subiram o Atlântico na corrente das Malvinas para se alimentarem de peixes, e durante o trajeto se perderam do grupo chegando às praias do Espírito Santo.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Itapemirim, Tiago Leite, comenta que muitas vezes os animais chegam desnutridos e sem forças para voltar para casa sozinhos, daí são encaminhados para o Ipram, onde são reabilitados para posteriormente serem soltos. “Entretanto, nos últimos anos, pinguins têm encalhado em grande quantidade, demandando esforços organizados de reabilitação e pesquisa para elucidar o fenômeno”, ressalta.
A soltura acontece na próxima semana, em Itaipava, em dia a ser definido pelo instituto. “Se tudo ocorrer da forma esperada o município servirá de base permanente para as próximas solturas. Esse tipo de atividade é importante para nosso município, pois nos insere nas atividades desenvolvidas por órgãos e empresas de renome, mostrando que o município está ganhando credibilidade no que tange a meio ambiente no cenário estadual”, destaca Leal.
A operação é conjunta entre o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente-IBAMA, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- IEMA, Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e a Empresa de esportes aquáticos WINDIVE, com a Secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim.
Fonte: Folha de Vitória

Você viu?

Ir para o topo