EnglishEspañolPortuguês

Onze comidas que você achava que eram vegetarianas, mas não são

4 de setembro de 2015
5 min. de leitura
A-
A+

Ao contrário do dito popular, nem toda comida vegetariana é totalmente natural e saudável. No entanto, outra informação que costuma passar despercebida é que nem toda comida vegetariana é realmente livre de conteúdo animal! De bananas a bolos, veja os alimentos que podem conter ingredientes com origem animal:

Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

1. Se você está consumindo açúcar refinado…
… você também está consumindo ossos de animais! O açúcar branco refinado é clareado em um processo que implica o trabalho do açúcar através de “carbonização natural” – um termo complicado para falar de ossos de vaca carbonizados. Açúcar mascavo e de confeiteiro também podem conter esse elemento, pois são variações de açúcar branco.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

2. Se você está bebendo suco de laranja …
…você pode também está consumindo óleo de peixe e lã de ovelha.
Laranjas, ainda que nutritivas, não são naturalmente “saudáveis para o coração.” Para ser comercializadas como suco, os fabricantes adicionam ômega-3, que, a menos que eles sejam sintéticos, são originados de anchovas, sardinhas e tilápias. Além disso, a vitamina D em alguns sucos fortificados vem de lanolina, uma substância da lã de ovelha.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

3. Se você está comendo sorvete de baunilha…
…você pode também está consumindo suco de bumbum de castor.
O “sabor natural” que você vê anunciado em seu sorvete de baunilha favorito pode realmente vir da extremidade traseira de um castor. Castoreum é o termo técnico para o ingrediente totalmente natural – um líquido perfumado, marrom, que os castores usam para marcar seu território, e os cientistas alimentares usam para dar aos produtos um aroma de baunilha.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

5. Se você está comendo bananas…
… você pode também está consumindo frutos do mar. Sua banana tem caranguejos. De acordo com a “Science Daily”, a quitosana, um composto de combate a bactérias derivado de camarão e caranguejo, é um componente do spray de conservantes que estendem a vida das bananas nas prateleiras, e podem se infiltrar no fruto. Isso é má notícia para os vegetarianos, os vegans, e qualquer pessoa com alergia a mariscos.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

6. Se você está comendo pães tipo bagel…
…você também pode estar consumindo asas de pássaros. Aqui está o que é preciso para fazer um bagel lisinho: farinha, água, sal, fermento. A menos que você seja uma indústria popular que produz bagels. Neste caso, você acrescenta algumas penas de galinha e pato. Muitos bagels processados ​​e produtos de panificação contêm a enzima L. cisteína, um “condicionador de massa” proveniente de penas de pato e frango. (Embora também possa ser feita a partir de cabelo humano).
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

7. Se você está comendo doces vermelhos…
…você também pode estar consumindo besouros esmagados. Cuidado com o corante Red Natural # 4. Ele é o que dá à maioria dos doces vermelhos sua coloração, e refere-se ao carmim, um pigmento extraído da fêmea do inseto. Às vezes é listado como “cochonilha”, “ácido carmínico” ou “carmim”. Mas gente, são realmente besouros triturados, e são um ingrediente mais comum do que você imagina: vinho, vinagre e massa colorida também possuem o suco de besouro.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

8. Se você está bebendo cerveja ou vinho importado…
…você também pode estar consumindo bexiga de peixe. Hmm, este vinho tem notas de groselha, baunilha e esturjão? Algumas marcas de cerveja e vinho, particularmente os que são feitos na Grã-Bretanha, são clareados com cola de peixe, uma gelatina da bexiga de ar de determinados peixes de água doce. Clareadores vegetarianas podem ser feitos de barro ou algas.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

9.Se você está comendo amendoins salgados…
…você também pode estar consumindo ossos de porco. Algumas marcas usam gelatina como aditivo para que haja a aderência de sal e outras especiarias ao amendoim. A gelatina é derivada do colágeno de vaca ou de porco, existente nos ossos, cascos e tecidos conjuntivos.
Foto: Divulgação/Thinkstock
Foto: Divulgação/Thinkstock

10. Se você está comendo batata chips….
….você também pode estar está consumindo gordura de frango. Muitos chips, especialmente sabor churrasco, contêm gordura de frango.
Foto: Flickr/ Eduardo Hulshof
Foto: Flickr/ Eduardo Hulshof

11. Se você está comendo bolo de caixinha….
…você também pode estar consumindo gordura de porco. Acredite ou não, é comum para a gordura ou banha de porco encontrar seu caminho nos ingredientes secos de misturas para bolo em caixa.
Com informações do Yahoo!
Nota da Redação: Informamos que o parágrafo referente ao consumo de gordura de porco intrínseco ao de feijões foi retirado devido ao seu caráter generalizante que não corresponde com a verdade, mas lembramos que é sempre bom ficarmos atentos e checarmos com os fabricantes a origem dos produtos e seus componentes para termos a confirmação de sua autenticidade vegana.

Você viu?

Ir para o topo