EnglishEspañolPortuguês

Amapaense torna-se cuidadora de animais enquanto luta contra câncer

4 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Geiza Albuquerque dedica-se ao trabalho de cuidar de cães e gatos (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Geiza Albuquerque dedica-se ao trabalho de cuidar de cães e gatos (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

A amapaense Geiza Albuquerque, de 27 anos, transformou o amor que sente por cães e gatos em uma fonte de renda para ajudar no sustento durante o tratamento contra um câncer no colo do útero. Desde julho de 2014, ela tornou-se cuidadora de animais enquanto luta para combater a doença. “Cuidar deles me ajuda a enfrentar os problemas”, falou. Geiza também é voluntária na Associação Amigos dos Animais de Rua (Amar).
Em 2012, Geiza trabalhava como promotora de vendas quando descobriu que estava com câncer em um grau avançado. Afastada do trabalho, ela começou o tratamento pago pela empresa. Mas, seis meses depois, foi demitida e teve que continuar as consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em junho de 2015, Geiza fez uma cirurgia no útero.
“Não sei se estou curada. Os exames são caros e eu não tenho condições de pagar. Não consegui mais arrumar emprego em nenhum lugar”, disse.
Em busca de dinheiro também para sustentar o filho de 7 anos, ela passou a cuidar dos gatos e cachorros da advogada Suelen Penafort, de quem é amiga há 3 anos. Atualmente, a advogada tutela cerca de 70 gatos e 4 cães. O número de animais oscila bastante no local, já que todos recebem cuidados e são colocados para adoção.
“A Suelen sempre me acompanha e me ajuda de forma inexplicável. Sem cabeça para sofrer com a doença, me agarro aos animais para cuidar e oferecer carinho. Tenho esse amor pelos animais desde criança”, contou Geiza, que diz que tinha em casa 26 gatos e 10 cachorros quando descobriu o câncer. A maioria foi doada, segundo diz.
Trabalho e amor
O serviço é pesado, mas gratificante, conforme classificou. A rotina da cuidadora é soltar os gatos e dar café da manhã, enquanto o gatil é limpo; e, à tarde, soltar novamente os animais para que possam brincar no local.
“Desde o problema de saúde não voltei a trabalhar. Eu ajudo ela [Suelen] e ela me ajuda. Cuido dos ‘meninos’ [os gatos e cães] para ela. Hoje em dia sou cuidadora de animais”, definiu.
A amapaense diz que não consegue explicar esse amor tão imenso pelos animais. “É algo incrível”. Apesar da doença, Geiza garante que não vai desistir de continuar o trabalho que faz, de salvar e cuidar dos animais.
“Eu não desisto deles assim como creio que Deus nunca desiste de mim. E tenho certeza que um dia vou conseguir fazer meus exames e o resultado vai dar positivo e eu estarei curada”, acredita.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo