ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Cuidados

Como tratar a dor de ouvido em cães?

04 de setembro de 2013 às 8:20

A dor de ouvido em cães é um problema que incomoda o animal e, de tanta força com que alguns cães coçam os ouvidos com a pata, acaba machucando a orelha, deixando o tutor preocupado. Os sintomas da “dor de ouvido” podem ser: cheiro ruim no ouvido, manchas vermelhas, secreção amarelada ou marrom no canal auditivo, quando o cão chacoalha a cabeça para os lados com muita frequência ou quando aperta a orelha contra o chão.

Os sintomas geralmente aparecem juntos como, por exemplo, a vermelhidão com o ato de coçar, mas se você perceber que a coceira está evoluindo é hora de levar seu cão ao veterinário, pois o caso pode virar a famosa otite, uma inflamação que deve ser tratada com cuidado. Fungos, ácaros e bactérias estão sempre esperando uma brecha para se instalar no ouvido dos cachorros. Com a temperatura quentinha do ouvido, esses fungos vão se proliferar rapidinho, formando a otite. Em casos crônicos, o cão pode a perder a audição.

Dor de ouvido em cachorro tem solução, confira as dicas e conheça os sintomas

Dor de ouvido em cachorro tem solução, confira as dicas e conheça os sintomas

Causas da “Dor de Ouvido”
A dor ou coceira no ouvido pode estar ligada a vários fatores, o excesso de cera pode causar certo incomodo nos cães, neste caso, uma boa higienização resolve o problema. Também no caso da coceira, um simples pelo pode ter entrado no ouvido ou pulgas e carrapatos. Deixar o cachorro tomar muito vento através da janela do carro não é aconselhável, pois a corrente de ar carrega sujeira, que pode entrar no ouvido do animal.

Durante o banho deve-se tomar muito cuidado para não molhar o ouvido do cachorro, e se isso acontecer, trate de secá-las logo, pois a umidade contribui na proliferação dos parasitas. Tenha ainda mais cuidado com os cães de orelha longa, que são mais suscetíveis a terem dores de ouvido, como o Cocker Spaniel, Golden Retriever, Beagle e o Retriever do Labrador.

Nunca raspe ou tire os pelos dos ouvidos dos cachorros, essa pelagem ajuda barrar os parasitas, o que se pode fazer é aparar com a tesoura, mas faça isso com alguém experiente ou em um pet shop de confiança. De qualquer maneira é sempre bom, pelo menos uma vez por semana, observar os ouvidos do seu cãozinho.

Tratamento para a “Dor de Ouvido”
O melhor tratamento para a dor de ouvido em cães é aquele indicado por um profissional, no caso, o médico veterinário. Não tente limpar o ouvido de seu cão sem ao menos saber o procedimento correto, você pode acabar empurrando a sujeira para dentro. Peça ao seu veterinário para te ensinar a limpar corretamente os ouvidos do seu cachorro e qual o melhor produto isso.

Em caso de otite, serão indicadas soluções para aplicar no ouvido e, até pode ser receitado antibiótico ou anti-inflamatório dependendo do caso. E nunca utilize pinças ou cotonete para limpar o ouvido do cachorro, pois o riso de acidente é grande.

Fonte: Os Paparazzi

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Janine Borba

Janine Borba

Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é, pois eu acho que quem não gosta de bichos bom sujeito não é! Eu que

Janine Borba
Jornalista e apresentadora

Jornalista e apresentadora

Giovanna Ewbank

giovanna_ewbank

Os animais são os seres mais puros que existem, eles não podem falar, mas seu olhar já nos diz tudo! Quem dera se todos

Giovanna Ewbank
Atriz

Atriz

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: