ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Jaboticabal (SP)

Cavalo vítima de maus-tratos agoniza na rua e tem resgate negado por órgãos responsáveis

04 de setembro de 2013 às 12:40

Cavalo teve que ser sacrificado em rua de Jaboticabal (Foto: Ricardo Alexandre Miciano)

Cavalo teve que ser sacrificado em rua de Jaboticabal (Foto: Ricardo Alexandre Miciano)

Um vídeo feito por um morador flagrou os momentos finais de um cavalo que foi morto após passar horas agonizando em frente à casa do tutor em uma rua no bairro Jardim Santa Rosa em Jaboticabal (SP).

Segundo a Vigilância de Vetores e Zoonoses da cidade, o cavalo, com idade entre 12 e 15 anos, sofria maus-tratos. O tutor do equino foi ouvido pela polícia, autuado e liberado.

As imagens foram registradas na manhã de segunda-feira (2) pelo técnico em meio ambiente Ricardo Alexandre Miciano, de 37 anos, e divulgadas nesta terça-feira (3). Segundo Miciano, o caso aconteceu próximo à escola Professora Aurora Ferraz Vianna dos Santos e o sofrimento do cavalo foi acompanhado por várias crianças. O técnico criticou a demora no atendimento e resgate ao cavalo. “O animal estava lá desde domingo. Todos os setores foram omissos, todos têm um pouco de culpa. O cavalo estava em via pública, é responsabilidade da prefeitura. Se isso acontecesse em bairro nobre eles retiravam na hora”, diz.

A médica veterinária e chefe da Vigilância de Vetores e Zoonoses de Jaboticabal, Maria Angélica Dias, nega que tenha havido demora no atendimento. Maria Angélica disse que recebeu a informação sobre o cavalo na manhã da segunda-feira e que, logo em seguida, foi ao local com outros três veterinários.

Segundo a veterinária, ela e os outros profissionais constataram que o cavalo sofria maus-tratos, estava debilitado e ‘não conseguiria responder a um tratamento’, já que ficaria com sérias sequelas se sobrevivesse, o que fez com que a equipe optasse pela morte do animal. “Faltou respeito e comida. Esse animal era vítima de maus-tratos com certeza. Ele chegou naquele estado por excesso de trabalho e má nutrição. Estava muito judiado, era pele cobrindo os ossos”, relatou Maria Angélica.

A Polícia Civil informou que o tutor do cavalo foi ouvido na delegacia de Jaboticabal e liberado em seguida.

Fonte: G1

Nota da Redação: A instituição foi omissa ao demorar no atendimento do animal, que agonizava e precisava de resgate nas ruas da cidade e a demora na ação dos órgãos responsáveis não diminui a responsabilidade do tutor e nem a gravidade de sua ação criminosa. Infelizmente, a solução empregada para casos como este é sempre o assassinato do animal, que já tanto sofreu e agora é privado de uma chance de se restabelecer. A crueldade do crime pesa para ambos. 

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Janine Borba

Janine Borba

Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é, pois eu acho que quem não gosta de bichos bom sujeito não é! Eu que

Janine Borba
Jornalista e apresentadora

Jornalista e apresentadora

Patricia Marx

patricia2

Sinto-me uma pessoa muito afortunada por ter encontrado pessoas tão bondosas neste mundo. Encontro-me hoje no lugar cert

Patricia Marx
Cantora

Cantora

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: