EnglishEspañolPortuguês

Cão 'estranha' troca de apartamento por casa e ganha 60 kg no DF

4 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

O empresário Marco Antônio dos Santos ergue a cadela Judi, que está obesa, no colo (Foto: Raquel Morais/G1)
O empresário Marco Antônio dos Santos ergue a cadela Judi, que está obesa, no colo (Foto: Raquel Morais/G1)

Mesmo ganhando mais espaço para brincar depois de se mudar de apartamento para casa, uma labradora de Brasília começou a engordar e superou o dobro do peso ideal para a raça. O tutor, o empresário Marco Antônio dos Santos, afirma que Judi estranhou a nova rotina e passou a comer tanto que alcançou 60 kg. A quantidade de ração foi reduzida pela metade, mas a cadela segue obesa e já tem dificuldades para caminhar.
A briga contra a balança já tem mais de um ano. “Ela gosta muito de correr, de brincar, de criança. E agora, que meus filhos gêmeos [de 3 anos] estão o dia inteiro na creche e estão afastados dela, a coisa mudou. A minha filha Vanessa, de 18 anos, estuda o dia inteiro e também não fica mais tanto tempo com ela. Ela brincava muito com eles. Ela ficou triste”, diz Santos.
Um pet shop próximo à casa da família chegou a disponibilizar um funcionário para passear com Judi por algumas semanas, mas as atividades pararam depois de ele ser demitido do estabelecimento. A cadela passou então a comer 500 gramas de ração por dia, mas estacionou nos 45 kg.
Segundo o tutor, Judi passa a maior parte do tempo deitada em um quintal de 20 m², na companhia de outro cachorro da família, e chega a brigar por causa de comida. A cadela tem 12 anos e já é considerada idoso.
“Ela quase não caminha. Quando anda um pouquinho, já fica cansada”, conta o empresário. “Mandaram comprar ração light. Uma vez eu dei, só que ela estava sentindo muita fome. Aí eu fiquei com dó, porque ela estava com muita fome. E o quanto deixar ela vai comer, porque ela é muito boa de garfo. Ela não pode ver a gente mexendo com comida. Quando ela vê pão fica doida, gosta de frutas. Ela não pode ver, ela pega.”
O veterinário Leonardo Quintanilha afirma que cães mais velhos realmente tendem a ficar mais pesados. No caso do labrador, o ideal é que ele permaneça entre 25 kg e 36 kg. A expectativa de vida da raça é de 15 anos.
“A redução da atividade e fatores genéticos contribuem para aumento da massa corpórea”, explica o especialista. “E a obesidade em cães diminui sua longevidade.”
Entre as consequências do excesso de gordura canina estão problemas articulares, alterações cardíacas e diabetes. De acordo com o veterinário, também há um aumento de casos de câncer de mama em cadelas acima do peso.
O empresário Marco Antônio dos Santos afirma sonhar com a possibilidade de ajudar a cadela, que foi presente de um amigo, a emagrecer. Ele compra o pacote de ração de 20 kg, que custa R$ 160, mas a quantidade não dura nem duas semanas.
“É que eu não tenho tempo assim, porque nosso dia é corrido. Eu tinha vontade de ver um tratamento para ela. Eu gosto tanto dessa minha cachorra. Queria arrumar alguma coisa para ela. Fazê-la queimar essa gordura”, diz.
Fonte: G1 

Você viu?

Ir para o topo