EnglishEspañolPortuguês

Projeto de Janaina Riva obriga pet shops a disponibilizarem espaço e animais para adoção

4 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com intuito de fomentar a adoção de animais de rua ou que tenham sido abandonados, a deputada estadual Janaina Riva (PSD) apresentou na manhã desta quinta-feira (2.7), projeto de lei que determina que os pet shops ou outros estabelecimentos de Mato Grosso que comercializem animais domésticos, disponibilizem um espaço reservado para adoção.
Em seu texto, a lei prevê que o espaço reservado para adoção deverá ser de tamanho adequado e proporcional à quantidade de animais disponibilizados, a fim de garantir a saúde e o bem-estar do animal. Prevê ainda que os animais colocados para adoção deverão estar disponibilizados vacinados e vermifugados.
Em outro artigo, o projeto determina os pet shops que não comercializam animais deverão, em parceria com Organizações não Governamentais (ONGs) ou instituições que cuidam de animais, promover eventos mensais para adoção. A parlamentar acredita que esta é uma maneira de desafogar as ONGs que resgatam animais de rua e que fomentam a adoção responsável.
“Além da questão de saúde e zoonoses, há centenas de estudos que confirmam que convivência com animais domésticos promove benefícios a pessoas de todas as idades, de bebês a idosos. Ter um animal de estimação favorece a sociabilidade, o desenvolvimento em crianças do senso de responsabilidade e cuidado, proporciona um ambiente alegre e estimulante. Dia desses li um estudo publicado no American Journal of Cardiology que concluiu que possuir um animal de estimação ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, diminui a pressão arterial e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, a interação entre homens e animais ajuda no tratamento da depressão e ameniza a solidão”, destacou.
Fonte: Cenário MT

Você viu?

Ir para o topo