EnglishEspañolPortuguês

CCZ intensifica controle populacional de animais em Dourados (MS)

4 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O número de castração de cães e gatos no mês de junho feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Dourados quase que duplicou no mês de junho em referência à média mensal. Foram 103 procedimentos contra os 60 feitos nos meses anteriores. Essa marca foi atingida graças à parceria do órgão com as Associações de Bairro que indicam famílias carentes que precisam do serviço de castração e não podem custear ou ainda apontam animais soltos pelas ruas.
“Os líderes nos ajudam a identificar os pontos críticos, famílias que tem muitos animais, mas não tem condições de tratar ou que precisam do serviço de controle populacional e não podem pagar. Isso tem proporcionado um resultado interessante”, relata Fernando Bastos, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados.
Ele conta que os 103 foram apenas no CCZ, mas que este número pode ser ainda maior já que são encaminhados animais para os hospitais universitários da cidade que trabalham em regime de parceria com o Centro.
A castração é importante porque evita a proliferação sem controle de animais, que podem ficar abandonados, soltos nas ruas provocando acidentes, transmitindo doenças e até vítimas de sofrimentos desnecessários, como maus-tratos. Além disso, o procedimento cumpre a Lei Municipal nº 3180 que estabelece que todo animal que sai do CCZ tem que ser castrado. Além de serem castrados, os animais recolhidos pelo Centro são encaminhados para adoção, que também foi intensificada no mês de junho. Qualquer pessoa pode fazer este gesto de solidariedade procurando a sede do órgão.
Os cães que passam pelo CCZ ainda recebem um microchip de identificação. O sistema permite identificar a registrar o animal através de um número, com dados dele e do tutor. Dessa forma se o animal for abandonado ou sofrer mais tratos, por exemplo, é possível encontrar o proprietário.
Para fazer denúncias de animais abandonados nas ruas ou vítimas de maus-tratos, E obter informações sobre como fazer a adoção de cães e gatos recolhidos pelo CCZ, basta entrar em contato direto com o órgão através do 3411-7753.
Fonte: Capital News

Você viu?

Ir para o topo