EnglishEspañolPortuguês

Inscrições para mutirão de castração começam na segunda

4 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Os moradores da Zona Leste poderão se inscrever a partir de segunda-feira (dia 4) para o Mutirão de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Sorocaba neste mês de maio. As inscrições deverão ser feitas até o dia 11 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Lions Clube Sorocaba Leste, localizado na Rua Ailton Antonio Sola, 71, no Jardim Gonçalves. No sábado e domingo (dias 9 e 10), a inscrição ocorre das 8h às 12h.
A iniciativa tem o objetivo de reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Além de serem castrados gratuitamente, os bichos de estimação receberão microchip.
Para este mutirão, o governo municipal contratou uma empresa especializada, por meio da CPL 1324/2014. O investimento é de R$ 702 mil ao longo de doze meses. A equipe técnica é formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos que atuarão em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.
Em abril, em torno de 1.000 bichinhos foram castrados. A previsão é atender 6.500 cães e gatos até o encerramento do contrato.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.
Quem pode participar
Nesta primeira etapa, até junho, serão castrados animais domésticos de moradores dos seguintes bairros: Árvore Grande, Jardim João Gutierres, Parque Três Meninos, Gramados de Sorocaba, Jardim Julia Martinez, Rancho Dirce, Jardim Alpino, Jardim Mathilde, Residencial Vilazul, Jardim Bandeirante, Jardim Martinez, Vila Alice, Jardim Barros França, Jardim Moncayo, Vila Arruda, Jardim Bouganville, Jardim Nelisa/Gutierres e Vila Augusta.
Também serão beneficiados os moradores do Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Novo Bandeirante, Vila Buenopólis, Jardim das Estrelas, Jardim Paraíso, Vila Haro, Jardim do Sol, Jardim Pellegrino, Vila Marques, Jardim Dulce, Jardim Piratininga, Vila Mencacci, Jardim Gonçalves, Jardim Prestes de Barros, Vila Rodrigues, Jardim Granja Olga I, Jardim Granja Olga II, Jardim Granja Olga III, Jardim Redenção, Vila Santa Cruz, Jardim Vila São Domingos, Vila Santa Theresa, Jardim Village Saint Claire, Vila São Pedro, Jardim Horizonte de Sorocaba, Jardim Village Vert, Vila Senger, Jardim Ipê e Parque Chácara Ondina.
Fonte: Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo