EnglishEspañolPortuguês

Gatos resgatados em Vila Isabel (RJ) estão magros, mas saudáveis

3 de setembro de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Os dois gatos que caíram da janela de um apartamento do quarto andar de um prédio em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, estão magros, porém saudáveis. Quem afirma é a presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Isabel Cristina Nascimento, que ficou com os animais após serem resgatados. A ONG foi chamada pelos bombeiros do quartel do bairro, que atenderam a ocorrência e tentaram vaga para os dois em um abrigo municipal, mas não conseguiram.

Os dois gatos pretos foram levados para a sede da entidade, em Benfica, na Zona Norte, na tarde de quarta-feira (2). Lá passaram por exames que detectaram que os animais não sofreram maus tratos nem fraturas na queda. São dois machos, provavelmente da mesma ninhada, com um ano de idade.

O que chamou a atenção da presidente da Suipa foi a falta de castração dos felinos. Ela acredita que isso tenha causado a proliferação de animais no apartamento.

“Possivelmente chegaram a este número pela falta de castração. Eles devem ser de alguma ninhada de uma gata que está lá. Geralmente os gatos são castrados até os seis meses”, explicou Isabel Cristina.

A médica veterinária Raquel Rocha, supervisora veterinária da Suipa, confirma que os gatos não sofreram fraturas. Um deles está mais magro e apenas com uma ferida no rabo. Ela afirma que o próximo passo é a realização de exames.

Raquel Rocha/Arquivo pessoal
Raquel Rocha/Arquivo pessoal

“Eles estão com uma aparência normal. Um deles está magrinho e com uma ferida no rabo. Nós raspamos o pelo e aplicamos antibiótico. Fizemos um exame de sangue. Se tudo estiver ok, eles vão ser esterilizados”, disse.

Presidente da Suipa pede cautela

Isabel Cristina afirma que é preciso cautela para saber as causas de tantos gatos serem mantidos dentro de um apartamento.

“Antes de tudo queremos conversar com a dona do imóvel, que mantém esses gatos lá. Saber qual é o problema dela, por que as fêmeas não foram castradas e a causa da falta de higiene. Se for o caso, queremos orientar para que os gatos tenham o melhor ambiente possível e para que os vizinhos não sofram com o mau cheiro”, disse.

Os dois gatos não devem ser colocados para adoção por enquanto. No momento, eles estão sendo chamados de Vila Isabel 1 e Vila Isabel 2. Ainda assim, a Suipa tem outros animais que podem ser adotados. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade.

Quem não tem condições de ter um animal em casa pode ajudar a entidade tornando-se sócio. A entidade de proteção animal é mais antiga do Rio e a segunda mais velha do Brasil, atrás somente da Uipa, de São Paulo.

A presidente da Suipa agradece o empenho dos bombeiros em salvar a vida dos animais.

“Quero agradecer aos bombeiros. Se não fossem eles, os gatos poderiam ter uma queda mais violenta e terem quebrado a mandíbula ou algum osso”, disse.

Agentes que participaram do resgate dos animais, na terça-feira (1º), afirmaram que eles estão bem maltratados. O tenente Leandro Leão disse que o bombeiro que desceu de rapel se surpreendeu.

“Quando ele desceu e passou pela janela, viu, por relance, em um cômodo apenas, cerca de 15 gatos no meio de fezes e sujeira”, contou.

A mesma equipe voltou ao local mais tarde esteve no local para resgatar outros gatos, que tentavam sair do apartamento pela janela.

“Quando entrou a solicitação, não acreditei que era no mesmo local, mas quando cheguei lá, vi que eles tinham conseguido romper o lacre da tela que colocamos de manhã. E a todo momento tinha outros gatos querendo sair pelo mesmo local.”

A dona do apartamento de onde caíram os gatos foi encontrada pelo RJTV: Lúcia Martinez, proprietária do apartamento onde vivem os gatos, disse que é vítima de perseguição de outros moradores do edifício.

“O que está acontecendo aqui é simplesmente uma implicância. Sou uma protetora de animais. Eu pego os animais na rua, cuido dos animais e procuro doação para eles,” afirmou ela.

Vizinhos contam que, ao todo, cinco gatos já caíram do apartamento, onde vivem cerca de 50 animais.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo