EnglishEspañolPortuguês

Concurso de fotografia celebra a liberdade de aves na natureza

3 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima ChuEcco (Da Redação)

Divulgação
Divulgação

Últimos dias para participar do concurso que premiará com R$ 3 mil em dinheiro a melhor foto de sabiá-laranjeira de vida livre, seja no campo ou na cidade, e colocará em exposição, no Conjunto Nacional da Av Paulista (SP), as demais melhores imagens escolhidas pelo público e por membros do projeto “Passarinhar”, criado pelo ornitólogo Sandro Von Matter.
Para participar do concurso é fácil: basta acessar o site e inserir a foto num formulário onde a pessoa também participa de um estudo sobre o canto do sabiá-laranjeira informando a que horas ouve essa ave cantar. É que devido ao barulho das grandes cidades, os sabiás estão alterando o horário de seus cantos e despertando cada vez mais cedo. É comum cantarem antes mesmo de raiar o dia.
O projeto “Passarinhar”, que também pode ser localizado no Facebook, é uma iniciativa sem fins lucrativos de atuação global que visa motivar as pessoas a observarem os pássaros a sua volta e proteger as frágeis espécies que vivem como verdadeiras heroínas nas cidades cheias de obstáculos para sua sobrevivência.
“Buscamos levar a essência da prática de observação de aves até onde nenhum observador de aves jamais foi, compartilhar o amor por esta atividade com todas as pessoas gratuitamente sem distinção de origem, credo ou classe social”, diz o ornitólogo. A intenção é integrar curiosos, observadores de aves e cientistas em prol da conservação das aves.
“Observar aves para nós é parar para contemplar cada movimento, cada comportamento destes seres relativamente frágeis que superam obstáculos gigantescos desde o nascimento”, explica. O “Passarinhar” tem vários projetos educativos. Um deles, o “Voando Alto”, capacita gratuitamente jovens como Condutores de Turismo de Observação de Aves em comunidades com alto risco de vulnerabilidade social. Mais de 100 jovens já participaram do projeto e muitos já estão inseridos no mercado de trabalho.
Caminhar em meio a natureza e aprender as informações mais interessantes sobre biologia e conservação das aves é outra ação do “Passarinhar”. O objetivo é integrar lazer, atividade física e divulgação científica. Os passeios ocorrem mensalmente e são totalmente gratuitos.
“Já dizia o poeta, as aves não foram feitas para viver em gaiolas. Quem tem uma ou várias aves silvestres em gaiola, legal ou ilegalmente, e está decidido a libertá-las, mas não sabe como ou onde, pode entrar em contato conosco. Podemos ajudar no processo da soltura sem riscos e com a ajuda dos órgãos competentes”, diz Von Matter.

Você viu?

Ir para o topo