EnglishEspañolPortuguês

Pelotão Ambiental resgata 135 aves silvestres que seriam vendidas

3 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Aves resgatadas deverão ser soltas em reserva ambiental (Foto: Pelotão Ambiental/Divulgação)
Aves resgatadas deverão ser soltas em reserva ambiental (Foto: Pelotão Ambiental/Divulgação)

O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) divulgou na noite de quarta-feira (1º) o resgate de 135 aves silvestres que seriam comercializadas em Itabaiana e Areia Branca. Os militares fiscalizaram feiras dos municípios com objetivo de coibir a prática que é considerada crime ambiental.
Segundo informações da polícia, alguns animais já domesticados estavam em gaiolas e outros armazenados em ‘cumbucas’, que são pequenas caixas onde são transportadas até dez aves.
Os animais foram catalogados e separados por espécies e encaminhados para o Centro de Acolhimento de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Eles deverão ser soltos em reserva ambiental.
Cativeiro 
Outra operação aconteceu no bairro Soledade, na Zona Norte de Aracaju, após uma denúncia anônima feita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Um homem de 40 anos estaria com 14 aves na varanda da residência dele e não possuía a documentação expedida pelos órgãos ambientais que autorizaria a criação desses animais em cativeiro.
Os policiais explicaram ao criador que o cativeiro é considerado crime ambiental com previsão de pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa. O homem foi encaminhado para a Delegacia Plantonista, onde assinou um termo circunstanciado.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo