EnglishEspañolPortuguês

Câmara proíbe comercialização e produção de foie gras em Sorocaba (SP)

3 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Stephanie Diani/The New York Times/Arquivo
Foto: Stephanie Diani/The New York Times/Arquivo

A Câmara Vereadores de Sorocaba (SP) aprovou na quinta-feira (2), em segunda discussão, o projeto de lei que proíbe a produção e comercialização de foie gras, conhecido como o patê de fígado de pato ou ganso. A decisão, que já foi tomada na capital paulista, vale para o produto natural ou enlatado. Além disso, a medida quer impedir também a vinda de produtores para a região. A ação já foi tomada em São Paulo.
Este tipo de patê é produzido com a superalimentação das aves, método condenado pelas associações protetoras dos animais. O projeto agora segue para a sanção do prefeito Antônio Carlos Pannunzio.
O vereador Fernando Dini, autor do projeto, pede por uma multa de R$ 5 mil a quem descumprir a regra, dobrando em caso de reincidência. “Também cabe ao legislador coibir práticas criminosas contra os animais. A lei orgânica de Sorocaba já estabelece uma linha de política pública que norteia esse tipo de proteção”, diz.
Cano no pescoço
Para a produção do Foie Gras, 16 dias antes de sua morte, um funil de 40 centímetros é empurrado pelo pescoço dos gansos, com uma quantidade de cereais misturados com gordura que equivale a 12,6 quilos de espaguetes para um ser humano. A partir do 12º dia, esse processo é repetido de três em três horas (oito vezes ao dia). “É um absurdo que um animal seja colocado nesse tipo de situação e sofrimento para a simples produção de um aperitivo”, diz o vereador.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo