EnglishEspañolPortuguês

Adoção de cães e gatos passa a ser feita via rede social em Jaboatão (PE)

3 de junho de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Foto: Jaime Medeiros / Acervo pessoal
Foto: Jaime Medeiros / Acervo pessoal

A adoção de gatos e cachorros abandonados agora pode ser tratada via Facebook em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Um álbum, na fanpage da prefeitura, reúne a partir desta quarta-feira (3) fotos dos animais que estão nos abrigos da cidade à procura de um lar. O programa, batizado de Au-line, será lançado nesta manhã durante o II Seminário Municipal de Proteção e Defesa Animal.
O evento é aberto ao público e pretende discutir as relações entre os animais, os seres humanos e o meio ambiente. O debate começa às 9h no Colégio Divino Mestre, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Piedade. Entre os convidados, estão representantes da Coordenação de Proteção e Defesa Animal que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Jaboatão e responde pela criação do Au-line.
A coordenadora Ana Claudia Araújo adiantou ao G1 que a ideia de promover a adoção virtual surgiu quando a prefeitura viu a necessidade de sensibilizar a população em relação aos animais abandonados. “Hoje, nossos abrigos estão lotados, mas é muito difícil promover a adoção. Acreditamos que isso se deve principalmente à falta de informação. Então, criamos o Au-line para sensibilizar as pessoas”, falou.
Segundo ela, o Facebook foi o meio escolhido para o programa porque tem muita visibilidade. “Esta foi a forma que encontramos de manter uma interação mais próxima entre a prefeitura e a sociedade e, assim, encontrar um lar permanente para os animais abandonados”, explica Ana Carla, lembrando que o exemplo das organizações não-governamentais que já usam a rede social para mostrar os animais que precisam de um lar também serviu de incentivo para a prefeitura.
A PET-PE é uma dessas organizações. Ela nasceu em Jaboatão dos Guararapes há 8 anos e promove a adoção de aproximadamente 40 cachorros por mês. Os cães podem ser conhecidos pelo Facebook ou pelo site da ONG. Mas, segundo o criador da PET-PE, Jaime Medeiros, ainda são as visitas pessoais e o boca a boca os responsáveis pelo maior número de adoções. “Mas, se for bem divulgado, o programa da prefeitura pode ter sucesso e ajudar a tirar os animais dos abrigos”, torce.
Medeiros se surpreendeu com a iniciativa, porque diz que os animais passaram muito tempo abandonados em Jaboatão. “Criei a PET-PE justamente para suprir sesse nicho. Via muitos animais nas ruas e passei a levá-los para casa. Cuidava, tratava e passava a procurar um lar para eles no Orkut. Vi que dava certo e criei um site para expandir o serviço”, conta Jaime, que, com o tempo, também migrou do Orkut para o Facebook.
Foto: Jaime Medeiros / Acervo pessoal
Foto: Jaime Medeiros / Acervo pessoal

Ele ainda mudou de casa para poder cuidar de mais animais. Saiu de um apartamento e foi para uma residência em que pode receber mais de 100 animais. Já cuidou de 120 cães ao mesmo tempo. Mas, como a prefeitura limitou o número de animais em imóveis residenciais, hoje mantém 34. “Filhotes eu sempre recebo, porque normalmente são adotados logo. Mas, para adultos, mantenho apenas 20 vagas. Quando abre uma vaga, gosto de pegar os que ninguém quer, doentes e velhos. Levo no veterinário e cuido até que eles fiquem saudáveis para serem adotados”, conta.
Hoje, Medeiros abre a casa todos os sábados para que os interessados possam conhecer os cães que procuram um lar. Aos domingos, os cães também participam de feiras de adoção. No restante da semana, a busca continua na internet, como fotos e relatos no Facebook.
É assim que o programa da prefeitura vai funcionar. O Au-line vai publicar fotos e contar a história dos animais abandonados na rede social. Quem se interessar em adotar o gato ou o cão anunciado, pode comentar a própria publicação do Facebook. Depois disso, a coordenação vai entrar em contato e visitar a casa do interessado para conferir se o ambiente tem condições de receber um animal.
A adoção também só será liberada para pessoas maiores de 18 anos. Elas ainda terão que assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a manter os animais bem cuidados e comunicar à prefeitura qualquer possível doença. Ana Claudia também lembra que todos os animais serão postos para a adoção em perfeito estado de saúde, castrados, vermifugados e vacinados. “Temos mais de 100 animais nos abrigos, mas todos são avaliados clinicamente e tratados”, afirma.
Os moradores de Jaboatão também poderão utilizar o Au-line para colocar os próprios animais ou filhotes para a adoção. É só entrar em contato com a prefeitura que a Coordenação de Proteção e Defesa Animal se responsabiliza em tirar a foto e fazer o anúncio do animal. “E se ele precisar ser castrado ou medicado, eu garanto o tratamento”, diz Ana Claudia, que é veterinária.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo