EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Fortaleza promove ação para cuidar de animais abandonados

2 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Além da consultas, programa contará com serviço de conscientização da população. Foto: Reprodução
Além da consultas, programa contará com serviço de conscientização da população. Foto: Reprodução

Atualmente, os brasileiros têm mais animais domésticos em casa do que crianças. Muitas vezes esses animais são tratados como filhos e são amados de forma incondicional. E foi justamente esse amor que trouxe muitas vitórias para a causa animal.
Agora, maus-tratos contra animais é crime e pode dar cadeia, de acordo com a lei nº 9.605/98, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” resulta em multa e detenção de três meses a um ano.
Outro fato que também passou a ser considerado crime foi o abandono de animais, com pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal de detenção, de 15 dias a seis meses, ou multa.
Apesar de tudo isso, infelizmente ainda é grande o número de animais abandonados e que sofrem de violência praticada pelos seres humanos, ditos superiores.
Abandonar é Crime
Pensando em evitar que o número de animais nas ruas cresça, que doenças sejam disseminadas através deles e que pessoas continuem abandonando animais em locais públicos da cidade, a Prefeitura de Fortaleza criou o programa “Abandonar é Crime”.
Através desse programa, os animais abandonados que vivem em praças, parques e outros locais públicos da cidade terão atendimento de saúde durante visitas de agentes do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, aos locais.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza essas visitas acontecerão todos os meses e contará com serviços de vacinação contra a raiva e outras doenças, exames para detecção de leishmaniose e tratamento de parasitoses.
O programa terá ainda um serviço de conscientização da população com informações sobre maus-tratos e abandono de animais, que muita gente ainda não sabe que são considerados crimes e que quem os comete pode até ser preso.
Para diminuir o esse tipo de crime, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, Seuma, informou que guardas municipais passaram por capacitações para controlar e impedir ações de abandono e agressões aos animais.
A primeira ação do programa aconteceu no Parque Adahil Barreto e os próximos locais a serem visitados serão o Parque Urbano da Lagoa da Maraponga, o mercado São Sebastião, a sede da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), o Mercado do Carlito Pamplona e o Polo de Lazer Professor Gustavo Braga.
Fonte: Norteando Você

Você viu?

Ir para o topo