EnglishEspañolPortuguês

Califórnia tem primeira família de lobos após quase um século

2 de setembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: California Department of Fish and Wildlife
Foto: California Department of Fish and Wildlife

Defensores dos lobos estão comemorando boas notícias com a confirmação de que a Califórnia se tornou lar de uma família de lobos pela primeira vez em quase cem anos. As informações são da Care2.
Funcionários do Departamento de Vida Selvagem (California Department of Fish and Wildlife – CDFW) confirmaram que há agora dois lobos adultos e cinco filhotes vivendo na região norte da Califórnia. Eles receberam o nome de “Shasta Pack” (Família Shasta).
Há algumas semanas, a agência havia divulgado o avistamento de um lobo sozinho, cujas imagens foram capturadas por uma câmera remota no sudeste do condado de Siskiyou. Após o fato, mais câmeras foram postas, e estas captaram as imagens dos adultos e dos filhotes, que aparentam ter cerca de quatro meses de idade.
“Esta notícia é especialmente boa para a Califórnia”, disse Charlton Bonham, diretor do CDFW, em um comunicado. “Nós sabemos que os lobos poderiam eventualmente voltar a fazer morada no estado, e parece que esta é a hora”.
Os avistamentos trazem esperança para os lobos e para aqueles que vinham lutando para que eles retornassem ao seu habitat histórico. O primeiro lobo confirmado que havia feito o seu caminho para o estado desde que o último foi morto em 1924 foi o famoso “0R-7”, que apareceu em 2011.
Desde então, ele retornou para o Oregon, onde estabeleceu moradia e iniciou a sua própria família. Mas a sua aparição ajudou a abrir caminho para que viessem outros em segurança. No ano passado, em um esforço para preparar o seu eventual retorno, a California Fish and Game votou uma emenda para proteger os lobos cinzentos sob a Lei de Espécies Ameaçadas, que passou a tornar ilegal machucar, perseguir ou matar esses animais no estado.
Foto: California Department of Fish and Wildlife
Foto: California Department of Fish and Wildlife

O mais recente avistamento também não poderia vir em melhor hora, pois o CDFW está preparando a divulgação de uma consulta pública do seu plano de gerenciamento dos lobos, dando aos que desejam a volta desses animais à paisagem da Califórnia a chance de influenciar falar sobre isso. Este é o momento para ampliar a diálogo sobre como os humanos podem coexistir com os lobos, conforme eles restabelecem território no lugar que lhes é de direito no mundo selvagem.
De acordo com o CDFW, eles estão trabalhando para revisar o plano de modo a refletir a chegada da nova família, antes de liberá-lo para a consulta pública. Enquanto isso, a agência se recursou a compartilhar localização exata dos lobos em um esforço para protegê-los tanto de pessoas curiosas quanto de qualquer um que possa vir a ter a intenção de lhes causar o mal.
A confirmação da nova família de lobos na Califórnia também coincide com notícias de que um outro lobo sozinho foi visto na região de Black Hills, em Dakota do Sul. Infelizmente, esses solitários vagantes – como se viu com o lobo Echo, do Grand Canyon, que foi morto a tiros – sem conscientização pública suficiente sobre a sua presença, tornam-se presas fáceis de serem mortas por caçadores que alegam “confundi-los com coiotes”.

Você viu?

Ir para o topo