EnglishEspañolPortuguês

Ativista dos direitos animais Ric O'Barry é preso no Japão

2 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

O ativista Ric O'Barry foi preso no Japão. Foto: Divulgação/ABC
O ativista Ric O’Barry foi preso no Japão. Foto: Divulgação/ABC

O ativista dos direitos animais Ric O’Barry, conhecido por sua aparição no documentário The Cove, foi preso perto da cidade japonesa de Taiji bem quando a cruel temporada de caça aos golfinhos começa.
A polícia japonesa disse na terça-feira(1) que prendeu O’Barry, 75, por supostamente não carregar seu passaporte.
“Nós tivemos uma denúncia de que ele estava bebendo álcool e dirigindo, por isso, os policiais foram encarregados de encontrá-lo e verificar a situação”, disse um porta-voz da polícia local. “Ele cheirava a álcool, mas a leitura no [bafômetro] não era alta.”
A polícia o levou em custódia por não ter um passaporte em seu poder, disse o porta-voz.
A prisão ocorreu na mesma época em que os pescadores em Taiji adiaram o início da temporada de seis meses de caça aos golfinhos devido ao mau tempo.
O Sea Shepherd disse que as autoridades de imigração japonesa têm negado a entrada de manifestantes anti-caça.
A mídia local também reportou que a polícia criou uma delegacia de polícia perto do local para impedir os manifestantes de obstruírem a caça.
Na caça anual, os golfinhos são isolados em uma baía e assassinados. Ativistas dos direitos animais vão à cidade todo ano para protestar contra a matança.
A Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA) suspendeu sua filial japonesa (JAZA) em abril por ela usar golfinhos capturados em Taiji. JAZA depois decidiu parar de usá-los.
Segundo o porta-voz da polícia, O’Barry provavelmente terá que pagar uma multa de até $ 1160 e pode ser mantido em detenção por até 48 horas antes de a polícia decidir como proceder.

Você viu?

Ir para o topo