EnglishEspañolPortuguês

Veja dicas para manter cães e gatos protegidos durante as férias

2 de julho de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Férias de julho à vista, sinal de viagem em família.
Nesse período, muitos tutores aproveitam os dias de descanso ao lado de seus animais domésticos, por isso, antes de fazer as malas é preciso agendar uma consulta com um médico veterinário para buscar um método de proteção contra pulgas e carrapatos, garantindo assim férias tranquilas e seguras para toda a família.
Quase invisíveis, as pulgas e carrapatos são parasitas que se tornam grandes ameaças quando não eliminados corretamente, uma vez que podem causar doenças em cães e gatos, além de trazer desconfortos como coceiras e alergias.
A Dra. Bruna Tadini, médica veterinária especializada em Dermatologia Veterinária pela USP (FMVZ) e Atendimento em Clínica Geral e Dermatologia no Hospital Veterinário Pet Care, relacionou uma série de dicas para livrar os animais desse incômodo e aproveitar o período para descansar e curtir os companheiros de quatro patas.
Recomendações para viagens a cidades litorâneas ou no interior
No caso de viagens para casas ou apartamentos, é importante que seja feita uma limpeza no ambiente logo na chegada e que o local receba arejamento e luz, pois esses parasitas são sensíveis à água, calor e luz.
Essas medidas são muito relevantes principalmente para ambientes que ficam bastante tempo fechados.
O animal também precisa estar protegido, então para prevenir os focos destes parasitas, o uso mensal de antipulgas e anticarrapatos é de extrema importância, e deve ser aplicado/administrado alguns dias antes da viagem. É fundamental consultar um médico veterinário para definir o tratamento mais adequado.
Passeio em lugares públicos
O uso contínuo de antipulgas e anticarrapatos é a melhor forma de prevenção contra esses parasitas.
“É importante que frequentemente o dono inspecione o seu animal para observar a presença de pulgas e carrapatos, principalmente na face interna de orelhas, patas, abdômen e região perianal, locais que carrapatos costumam se esconder”, orienta a Dra. Bruna.
A escovação após o passeio pode ajudar nesse processo. Durante a saída é importante tentar evitar locais de mata e com grande quantidade de animais.
Limpeza do local onde o animal convive
A limpeza desses locais é muito importante como parte do controle e prevenção desses parasitas e para a quebra do ciclo de reprodução, pois a maior parte deles se encontra em ninhos e esconderijos na casa.
Porém apenas o controle ambiental não é suficiente; é necessário o uso contínuo de produtos que previnem que o animal seja infestado novamente e consequentemente o ambiente.
Infestação por pulgas e carrapatos
Se a infestação acontece, o tratamento mais indicado é a utilização combinada de produtos antiparasitários veterinários próprios para a espécie e tamanho do animal.
Os produtos adequados devem matar os parasitas apenas por contato, o que evita a transmissão de doenças.
“O ideal é que o produto também atue na quebra do ciclo de reprodução e assim no controle ambiental”, reforça a médica veterinária.
O local em que o animal dorme deve ser adequadamente limpo com água e aspirador de pó pelo menos duas vezes por semana.
O uso contínuo dos antipulgas e anticarrapatos, além da limpeza ambiental, com produtos especiais que agem contra esses parasitas, são fundamentais para a prevenção.
As pulgas e carrapatos podem vir para o ambiente interno de nossas casas por meio de outros animais, como outros cães e gatos que circulam de forma livre, assim como através de outros animais domésticos como cavalos e bovinos, além de animais silvestres.
A circulação dessas espécies pode ocasionar a infestação do ambiente sem que seja perceptível aos nossos olhos, uma vez que esses parasitas se escondem em ninhos e dependendo da fase podem não ser visíveis a olho nu.
Além disso, esses parasitas podem chegar até o ambiente interno de nossas casas através de objetos e algumas espécies também comuns aos humanos.
Nesses casos é parte fundamental do tratamento a utilização de produtos específicos para ambiente.
Fonte: O Debate

Você viu?

Ir para o topo