EnglishEspañolPortuguês

Centro recupera e dá até tratamento psicológico a animais em Canoas (RS)

2 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Vídeo G1
Foto: RBS TV

Uma estrutura foi construída em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para cuidar de animais abandonados ou machucados. No local, cães, gatos e cavalos de rua recebem cuidados e até mesmo tratamento psicológico, para aprender a conviver com as pessoas, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo clicando aqui).
Com aproximadamente 400 m², o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) tem consultório veterinário, duas salas cirúrgicas, quatro baias para equinos, 34 boxes para cães, sala de esterilização e uma sala com 12 boxes para a recuperação pós-cirúrgica. O local conta com voluntários que ajudam a recuperar os bichos.
“São animais que não têm dono ou estão na condição de enfermo, quando são atropelados, têm alguma bicheira, alguma patologia, tumores, enfim alguma coisa que contribuinte não consiga resolver”, conta o secretário da Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal, Cristiano Moraes.
A ideia do município é ter o controle dos animais de rua. Cada um que é levado à estrutura recebe atendimento e é castrado. Tudo de graça. Entretanto, quem trouxe o animal precisa se comprometer a encontrar um lar para ele.
O vendedor César Nascimento encontrou a cadela Xuxa. Após perceber que ela estava doente, agendou uma consulta.
“Vou tentar arrumar um dono para ela ou vou ficar com ela. Já tenho nove cães. Vou tentar doar ela para alguém que cuide de verdade, alguém que goste muito de cachorros, alguém que não vai judiar dela”, diz Nascimento.
Em um dos setores do local, os animais passam por um trabalho de ressocialização. Muitos têm um histórico de agressividade nas famílias por onde passaram. Por isso, aprendem a conviver com seres humanos.
“Tem que depositar amor, carinho, e ele tem que se sentir seguro com o humano que está conduzindo ele. Às vezes o animal é agressivo por dominância. Em outros casos, é por insegurança e autodefesa, já que foi vítima de maus-tratos. Nosso trabalho é dar amor, carinho e confiança e mostrar para ele que os humanos não são maus e que eles podem confiar para que possam ser adotados”, explica o adestrador Alex Szekir.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo