EnglishEspañolPortuguês

Idosa e cães conseguem um teto com ajuda de ONG em Cianorte (PR)

2 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A história de Dona Hermelina,  a idosa de 63 anos, que preferiu ficar na rua a abrir mão da companhia de seus dois cachorros Sem Raça Definida (SRDs), comoveu inúmeras pessoas. Entre elas, ativistas da Organização Não Governamental (ONG), Amigos de Patas. E foram os voluntários da causa animal, que estão possibilitando um novo destino à idosa. A desolação deu lugar à esperança.

Imediatamente à publicação da história, na última sexta (20), a voluntária Simone Ziliane a encontrou pela manhã do sábado na rua e tentou todas as vias possíveis para encontrar um local que abrigasse a ela e aos animais. Sem sucesso, somente de noite, o filho da idosa foi localizado, acolhendo-a em sua casa, no conjunto Cassidori. E os cães, abrigados do lado de fora, em uma casinha obtida por doação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Porém, na segunda-feira seguinte (23) os ativistas foram ao encontro novamente da idosa. “Quando eu tinha a minha casa, minha nora morou dois anos comigo e eu já tinha meus animais. Agora ela não aceita eles nem no quintal. Se for assim, eu volto pra rua novamente”, desabafou Hermelina.

Passados os momentos de tensão, graças ao empenho dos voluntários, naquele dia Hermelina foi abrigada em uma casa simples, alugada, na Vila Operária. Na mesma manhã foi atendida pela Assistência Social de Cianorte, ao que foi informado que ela não pode receber benefício em virtude de não ter 65 anos completos. “Me falaram que vão me dar emprego em uma Frente de Trabalho”, contou Hermelina.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A idosa ficou conhecida nas redes sociais e muitas pessoas ofereceram ajuda. No local onde foi instalada até o momento do fechamento dessa edição a mesma aguardava a religação da água e energia, para então dar continuidade na arrumação de sua nova moradia. Na mesa, já havia uma boa quantidade de alimentos, e apesar de o fogão pertencer ao antigo morador, a dispensa já está prestes a possibilitar um bom prato. Ela continua coletando latinhas pelas ruas e faz refeições na Casa da Sopa.

Dona Hermelina já tem alguns pertences, mas donativos de modo geral, inclusive mobiliários, podem ser encaminhados diretamente no endereço da mesma, situada à Rua Grajaú, 252.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fidelidade

Alguns internautas questionaram o grau de sanidade da idosa, por ter tanto apego aos animais, sugerindo inclusive que ela receba acompanhamento médico via Município. Outros manifestaram admiração e entendimento de seu gesto. “Ela não se desfaz dos cães, pois ela sabe que são os únicos que estarão com ela em qualquer situação”, opinou uma senhora.

Fonte: Tribuna de Cianorte

Você viu?

Ir para o topo