EnglishEspañolPortuguês

Gases tóxicos emitidos por porcos confinados é fatal

1 de dezembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Pigs on their way to abattoir.
Pigs on their way to abattoir.

O que os laboratórios de produtos químicos e as fazendas têm em comum nos EUA? Bom, podemos dizer que para algumas fazendas suínas, muito mais do que você acha.

Os porcos defecam — e muito. E quando todas estas fezes estão concentradas em uma só estrutura, resulta em grandes quantidades de dejetos. A coleta de tantos dejetos cria problemas, não só com o cheiro forte — pode também gerar gases tóxicos fatais, que são similares aos de um acidente ou arma biológica. Algo assim como gases de uma fossa.

Graças a irresponsabilidade dos fazendeiros de Iowa, mais de 1000 animais morreram por causa do próprio gás que é produzido como resultado do confinamento dos animais.

Os corpos dos animais mortos encheram 17 caminhões de lixo que despejados em uma cova massiva no lixão. A operação para enterrar todos os animais durou 3 dias, há relatos que durante seu período de vida os animais somente sabiam o que era sofrer.

Alguns meses antes da tragédia com os animais ocorreu uma tragédia também em Iowa em um local diferente aonde o gás fatal tomou a vida não dos animais, mas de um pai e seu filho. No começo do ano outra tragedia envolvendo o gás toxico, um pai e seu filho.

Quando o estado de Iowa decidiu decretar uma lei “Ag-gag”, que proíbe denunciar fazendas ou fábricas, o maltrato aos animais é exatamente o tipo de problema que o estado queria ocultar. Mas ao ver que pessoas e animais estavam morrendo de maneira misteriosa, sabíamos que havia algo de errado. E quando o simples fato de ir trabalhar vira uma sentença de morte sabemos que é hora de limpar a sujeira.

Ao forçar que tantos animais convivam tão juntinhos em cima do seus próprios dejetos, sabemos que este sistema de criação de animais está condenado a falir. Matthew Scully, o escritor de discursos do ex-presidente George W. Bush, expressa que as fábricas fazenda são as grandes responsáveis pela maioria dos produtos que são anunciados nos EUA e na maioria dos outros países.

Sabemos que estas indústrias têm muito a esconder a tal ponto que eles querem que seja punido como ato criminal a documentação de suas operações. Por isso desejam tanto a aprovação da lei ag-gag.

As fazendas nos EUA deveriam ser lugares mais saudáveis. O fato de que elas se converteram em fabricas de armas biológicas– e que o estado de Iowa continua escondendo isso da população americana é claramente um sinal de que uma reforma no sistema de gestão na agricultura está ultrapassado a muito tempo.

*É permitida a reprodução total ou parcial desta matéria desde que citada a fonte ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais com o link. Assim você valoriza o trabalho da equipe ANDA formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas engajados na causa animal e contribui para um mundo melhor e mais justo.

Você viu?

Ir para o topo