• Compartilhe

Texto

Risco de extinção

População de onça-pintada diminui em unidade de conservação no Paraná

01 de dezembro de 2009 às 15:24

A caça é apontada como a principal responsável pela redução na população de onças-pintadas que residem no Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, no Paraná.

OnçaTanto que a unidade de conservação está em estado de alerta. Pelo menos foi o que indicou pesquisa feita pelo Parna em conjunto com o Centro Nacional de Pesquisa para Conservação dos Predadores Naturais (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com participação de especialistas do Instituto Pró-Carnívoros, do Instituto de Pesquisas Ecológicas e da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Os dados são mesmo alarmantes. Além do declínio da densidade populacional, outro ponto chamou a atenção: o fluxo de genes também diminuiu. Em outras palavras, isso expõe a espécie a um risco inerente de perda de variabilidade genética. Em resumo: a onça-pintada pode ser extinta nos próximos 100 anos.

Fonte: EPTV

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Flávia Lippi

braços abertos

De todas as violências que sofremos, as que cometemos com mais frequência são as que cometemos contra nós mesmos. Nessa

Flávia Lippi
Jornalista, empresária e empreendedora social

Jornalista, empresária e empreendedora social

Julia Bobrow

julia bobrow

Sou como qualquer um que ama os animais, que os tem por perto e que devota boa parte do seu tempo a eles. Por isso, apói

Julia Bobrow
Atriz

Atriz

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: