EnglishEspañolPortuguês

Funcionário que se recusou a matar filhotes de urso é destituído do cargo

1 de setembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um funcionário da área de preservação ambiental do Canadá que desafiou a sua chefia e se recusou a matar dois filhotes de urso órfãos está sendo destituído do cargo. As informações são do Huffington Post.
Bryce Casavant conquistou os corações dos defensores de animais quando ele optou por não atirar nos pequenos em Julho, após a sua mãe ter sido morta por invadir casas na região de Port Hardy, em British Columbia (Canadá).
Ao invés de matar os filhotes, Casavant enviou-os a um refúgio de vida selvagem.
Mas a decisão rendeu-lhe uma suspensão com multa, conforme publicado pela ANDA e, na última sexta-feira, Casavant foi transferido do Conservation Officer Service para outra instituição.
Stephanie Smith, presidente do Sindicato de Funcionários do Governo de British Columbia, disse que Casavant estava chocado e desapontado com o fato.
“Ele leva muito a sério o seu papel de gestor dos recursos naturais e da vida selvagem” declarou Smith.
Jamie Edwardson, porta-voz da B.C. Public Service Agency, afirmou que a transferência de Casavant não consistiu em uma ação disciplinar contra o mesmo.
Ele informou que Casavant foi movido para uma posição equivalente e com o mesmo salário, e lhe será oferecido qualquer treinamento de que ele necessitar.
“Nós valorizamos as contribuições de todos os nossos funcionários”, disse Edwardson. “Queremos que todos os empregados tenham sucesso”.
Smith discorda que a transferência não tenha a ver com punição.
“O funcionário Casavant foi transferido de seu cargo como agente de preservação, uma carreira que ele havia escolhido. Por isso acreditamos que a decisão foi  disciplinar”.
O Sindicato irá apresentar uma queixa contra a medida, em adição a uma já apresentada na ocasião da suspensão original sofrida por Casavant em julho, segundo Smith.
“Nós acreditamos que Casavant estava seguindo as políticas e procedimentos prescritos quando tomou a decisão de não matar os filhotes de urso sem fazer uma avaliação apropriada dos riscos”.
Alegando privacidade, o sindicato não informou para onde Casavant foi transferido, mas disse que o seu novo trabalho será também em North Island (Vancouver).
Os ursos, que estão em boa situação de saúde, agora fazem parte de um programa de criação e liberação de filhotes órfãos, depois de atestado que eles não estão condicionados a humanos.
Eles estão sendo cuidados pelo Centro de Recuperação de Vida Selvagem em North Island, próximo a Nanaimo, e está agendada a sua liberação em um habitat remoto em 2016.
Os resultados mostram que Casavant fez a coisa certa, disse Smith, referindo-se ao fato de que os filhotes em questão vêm se mostrando bem sucedidos na reabilitação.
“Eles certamente não teriam a chance de serem reabilitados se ele tivesse seguido às ordens expressas de matá-los naquele momento”.
Assine a petição em favor da restituição de Casavant ao seu cargo na área de preservação ambiental em North Island.

Você viu?

Ir para o topo