EnglishEspañolPortuguês

Aplicativo de animais recebe foto de onça morta em Itapura (SP)

1 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Reprodução
Reprodução

Moradores voltaram a relatar o atropelamento de animais na Rodovia Gerson Dourado de Oliveira, principalmente no trecho entre Ilha Solteira e Itapura. Em alguns casos, motoristas ficaram feridos.
Esta semana o ilhadenoticias.com recebeu a foto de uma onça morta na rodovia, após ser atropelada. A foto, que também foi compartilhada em redes sociais, foi tirada por um leitor que passou pelo local e o veículo envolvido não foi identificado.
Como não há passagens preferenciais para animais no trecho, eles cruzam a pista para alcançar o outro lado da mata. Com isso, muitos acabam atropelados e mortos.
Aplicativo – O aplicativo Urubu Mobile é uma alternativa para reduzir o elevado índice de animais selvagens nas estradas brasileiras. O app, que pode ser baixado para tablets e celulares, visa controlar das áreas críticas de atropelamento, além de incentivar a formulação de políticas públicas para as estradas. O app permite aos motoristas registrarem o acidente para ajudar a estruturar o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS) e enviar para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia em Estradas (CBEE) a fim de identificar as onde ocorre mais atropelamentos de fauna em todo Brasil. Para isso, basta tirar uma foto do animal atropelado por meio do aplicativo.
A localização geográfica é obtida por GPS e data e hora são identificadas automaticamente pelo Urubu Mobile.
A proposta do aplicativo é incentivar medidas para evitar acidentes, nos pontos mais vulneráveis onde os animais silvestres são atropelados.
Levantamento aponta que o número de animais mortos em estradas é superior ao número de animais mortos por caça. Alguns desses animais atropelados estão ameaçados de extinção.
O que fazer quando identificar animais na pista?
• Reduza a velocidade. • Nunca buzine para não assustar o animal.
• Não pisque os faróis ou jogue luz sobre o animal.
• Feche os vidros do veículo ao passar perto de animais de grande porte.
• Se for necessário ultrapassar, siga por trás dos bichos.
• Depois de ultrapassar, sinalize para os motoristas que vêm em direção oposta sobre o perigo, piscando os faróis.
Piscar três vezes o farol e posicionar a mão para baixo com quatro dedos abertos indica a presença de animais na pista.
Fonte: Região Noroeste

Você viu?

Ir para o topo