EnglishEspañolPortuguês

Lobo-guará é resgatado no banheiro de uma casa em Miracema (RJ)

1 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

O animal que está ameaçado de extinção foi devolvido à natureza (Foto: Divulgação/ PM)
O animal que está ameaçado de extinção foi devolvido à natureza (Foto: Divulgação/ PM)

Uma moradora de Miracema, no Noroeste Fluminense, foi surpreendida ao encontrar um lobo-guará no banheiro de casa essa semana. Ela trancou o animal no cômodo e buscou ajuda. A Polícia Militar foi acionada e entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua. O animal, cuja espécie está ameaçada de extinção, foi resgatado e devolvido à natureza. Ele foi solto em uma Área de Proteção Ambiental (APA).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal foi capturado com o auxílio de equipamentos na residência na Rua Estorgilda Dias Sentineli, no Jardim Bervely.
“Como não dispomos de equipamentos especiais para este tipo de captura, acionamos os bombeiros para executarem o serviço com o objetivo de não ferir o animal e não oferecer riscos às pessoas. Ele estava acuado e poderia atacar para se defender. Provavelmente o lobo-guará entrou na residência em busca de alimento e encontrou o portão aberto, o que facilitou a invasão”, descreveu um policial militar.
O lobo-guará é um animal silvestre de hábitos solitários e noturnos. Eles não formam alcateias como outras espécies de lobos. Se alimentam principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. No Brasil é possível encontrar o animal na região da Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina. Em seu habitat natural, o animal vive em média durante 20 anos.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo