EnglishEspañolPortuguês

CVAZ realiza mutirão de cirurgias para castração de cães e gatos

1 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) está realizando um mutirão de cirurgias para castração de cães e gatos até esta quarta-feira (01). A ação é uma parceria com professores e estudantes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
De acordo com o gerente da Cvaz, Nilton Guedes, o objetivo da ação é promover o controle populacional dos animais por meio da esterilização. A expectativa é receber aproximadamente 50 animais, entre caninos e felinos, durante os três dias do mutirão, que teve início na segunda-feira (29).
Nilton explica que nem todos os animais poderão se submeter à cirurgia por não estarem em condições clínicas. “Primeiro eles passam por exames preparatórios como hemograma e triagem clínica para sabermos se são aptos ao procedimento”, afirmou.
Para se submeter à cirurgia, o animal não deve estar em fase de amamentação e precisa estar na faixa etária acima dos oito meses e até sete anos de vida. O procedimento não é considerado perigoso e os animais recebem alta no mesmo dia.
A estudante Silvana Batista levou sua gata para a castração para evitar que ela continue se reproduzindo. “Não temos como criar os filhotes e precisamos doá-los para outras pessoas. Então acho que a castração é uma opção”, disse.
Parceria – As cirurgias estão sendo realizadas em conjunto com estudantes do curso de medicina veterinária da UFPB, orientados pelo professor Luiz Eduardo Buquer. “Com ações como esta, os alunos podem trabalhar em contato direto com os animais, aprimorando a prática além da ambiente acadêmico”, disse.
Para Nilton Guedes, a parceria com a universidade é uma forma de manter os profissionais da Cvaz atualizados. “Esse trabalho implica em mais valorização e credibilidade ao serviço, a partir de um convênio firmado entre a Secretaria de Saúde e a UFPB”, comentou.
Serviço – O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, nos Bancários. Para mais informações sobre o atendimento para a castração de animais, os interessados podem ligar para os telefones 3218-9357 ou 3214-3459.
Fonte: PB Agora

Você viu?

Ir para o topo