EnglishEspañolPortuguês

Festival gastronômico de cães é cancelado após protestos na Coreia do Sul

1 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen (da Redação)
Ativistas sul-coreanos dos Direitos Animais dentro de jaulas protestam contra festival de carne de cão. Foto: AFP/ Park Ji-Hwan

O Festival de carne de cachorro da Coreia do Sul foi cancelado depois de inúmeros protestos de ativistas dos Direitos Animais, de acordo com a AFP.

A Associação de fazendas de cães da Coreia havia marcado para a próxima sexta-feira, um festival que visa a promoção do consumo tradicional de carne de cão, segundo Ann Young-Geun, professor de nutrição da Universidade de Chung Cheong e assessor da associação.

“Não poderíamos continuar com o plano devido a intermináveis telefonemas de reclamação.. agora, há poucas pessoas dispostas a alugar-nos um lugar para o evento”, diz Ann.

A associação disse que o festival seria realizado de forma tradicional com um mercado livre na cidade de Seongnam ao sul de Seoul e ofereceria várias “iguarias” caninas como churrasco de cão, salsichas e patas ao vapor. Além de carne de cão, o mercado também teria cosméticos e bebidas a base de ingredientes de partes de cachorro.

Ele disse que há cerca de 600 fazendas que criam cães para a carne na Coreia do Sul. Mas um número crescente de coreanos se opõem à prática e considerá-lo um constrangimento internacional.

O planejamento do festival, como era de se esperar, provocou a fúria dos grupos de Direitos Animais da Coreia do Sul e muitos internautas de todo o mundo.

“Isso faz todo o mundo acreditar erroneamente que todos os sul-coreanos comem cães”, disse Park So-Youn, chefe do grupo Convivência dos Direitos dos Animais na Terra.

O grupo liderou campanhas online para forçar o cancelamento do festival.

“Os cães são os animais mais próximos emocionalmente aos seres humanos. Você não pode simplesmente celebrar publicamente sua morte e comê-los”, disse Park.

Você viu?

Ir para o topo