EnglishEspañolPortuguês

Homem reconstrói santuário de gatos destruído em meio à guerra na Síria

1 de março de 2017
4 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Il Gattaro D’Aleppo

Durante anos, um santuário de gatos localizado no leste de Aleppo, na Síria, forneceu às pessoas um vislumbre de esperança em meio à guerra. Porém, quando o santuário foi bombardeado, parecia que qualquer chance de retorno a uma vida normal havia acabado.

Enquanto milhares de famílias fugiram para salvar suas vidas durante os combates, que ocorreram quase ininterruptamente desde 2012, muitos gatos e cães se perderam no caos.

Um motorista de ambulâncias, Mohammad Alaa Jaleel, conhecido como Alaa, começou a cuidar dos animais deixados para trás, assim como dos animais abandonados que percorriam a cidade de Aleppo. Ele começou com cerca de 20 gatos. Depois de um ano, havia mais de 100 e Alaa iniciou o santuário oficialmente.

Foto: Il Gattaro D’Aleppo

O santuário era conhecido como House of Cats Ernesto, em homenagem ao seu próprio gato. Havia um jardim e um playground para crianças. Os atos de bondade e esforços humanitários de Alaa ganharam as manchetes em todo o mundo.

“Nós os protegemos neste pequeno santuário. Desde que todos deixaram o país, incluindo meus próprios amigos, estes gatos transformaram-se nos meus amigos daqui”, disse Alaa à BBC News, em setembro.

Entretanto, quando os combates se intensificaram em Aleppo, em novembro, e as bombas foram lançadas indiscriminadamente pela Rússia, os cidadãos de Aleppo filmaram seu último adeus ao mundo.

O santuário de gatos – uma vez um refúgio onde as crianças podiam brincar com os animais e esquecer momentaneamente os danos causados pela guerra – ficou coberto de gás cloro e foi destruído pelas bombas.

Foto: Il Gattaro D’Aleppo

“Lamento muito dizer que hoje nosso abrigo foi bombardeado. Alguns gatos e nosso belo cão Hope estão mortos”, escreveu em novembro Alessandra Abidin, que dirige o grupo privado do Facebook Il Gattaro d’Aleppo, de sua residência na Itália.

Alaa ficou até os últimos momentos até que finalmente fugiu com sua família para a Turquia – junto com seu gato, Ernesto.

Ele salvou apenas sua família e sua própria vida e  já estava planejando voltar para sua cidade e começar tudo de novo. Fortalecido com o apoio de pessoas de todo o mundo, Alaa foi capaz de começar a planejar o novo santuário nas ruínas de Aleppo até que voltasse à região.

Finalmente, no início deste ano, Alaa viajou da Turquia de volta à Síria para encontrar um novo local para o santuário.

Foto: Il Gattaro D’Aleppo

Alaa keviy consigo um novo gato chamado Feras (o novo amigo de Ernesto) e um novo cão, chamado Hope, em memória do cão que faleceu no bombardeio.

Infelizmente, o antigo local do santuário foi reduzido a escombros. Os gatos que haviam habitado o local morreram ou aparentemente desapareceram.

Porém, há novas vidas em torno de Aleppo e Alaa encontrou um novo espaço maravilhoso, que começou a encher de suprimentos, levando-os para sua nova ambulância.

Foto: Il Gattaro D’Aleppo

Assim, os gatos começaram a povoar o novo santuário, que está sendo chamado de Ernesto Paradise. Uma vez que os gatos abandonados e sem nome procuravam por alimento entre os entulhos, agora estes gatos têm nomes: Lucy, Romeo, Loulou, Foulla, Oliver e Warda são apenas alguns deles.

Recentemente, o novo santuário organizou uma festa de aniversário para uma garota local. Enquanto as crianças dançavam e brincavam com os novos gatos e cães, risadas podiam ser ouvidas novamente em Aleppo.

Foto: Il Gattaro D’Aleppo

Nesta semana, um gato chamado Honey, que tinha vivido no santuário antes do bombardeio, encontrou Alaa no novo santuário, segundo o The Dodo.

“Um dos nossos gatos do ex-House of Cats Ernesto em Aleppo foi recuperado hoje. Minha alegria é imensa. Bem-vindo de volta, querido”, escreveu Abidin.

Você viu?

Ir para o topo