EnglishEspañolPortuguês

Ursos estão sendo mortos com iscas de chocolate por caçadores e autoridades

1 de fevereiro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Por Sadie Whitelocks/Daily Mail (Tradução: Patricia Tai/Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais)

Foto: Greg Hume/Wikimedia
Foto: Greg Hume/Wikimedia

Quatro ursos foram encontrados mortos em New Hampshire, no Reino Unido, após uma overdose de chocolate. As informações são do Daily Mail UK.

Um exame pós-morte confirmou que os animais – duas fêmeas adultas e dois filhotes – morreram de falência cardíaca causada pelo envenenamento por teobromina.

A teobromina é um alcalóide encontrado no chocolate e que pode ser tóxico para alguns animais. Há altos níveis do ingrediente no chocolate, principalmente no escuro (amargo) e no usado para confeitaria.

Biólogos de vida selvagem não estão exatamente certos quanto a até que ponto o chocolate é fatal para os ursos, mas alguns afirmam que é algo similar aos níveis de toxicidade para os lobos.

O Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Michigan (DNR) estimou previamente que uma quantidade entre 500 gramas a 1 kg de chocolate seriam suficientes para matar um lobo de 9 kg.

No caso de New Hampshire, os ursos foram encontrados mortos a uma distância de 15 metros de onde um caçador havia colocado 40 kg de chocolate e donuts como isca, no mês de setembro.

Andrew Timmins, líder do projeto de ursos do Departamento de Caça e Pesca, disse em um encontro da comissão na última quarta-feira que a melhor forma de evitar que isso aconteça de novo é removendo o chocolate das florestas.

A possibilidade de ursos poderem ir a óbito comendo chocolate chamou a atenção do departamento em 2011, após a morte de um filhote de urso negro em Michigan ter sido relacionada à teobromina.

Timmins disse que a quantidade de teobromina varia conforme o tipo de chocolate usado, mas todos são tóxicos dependendo de quanto o animal venha a ingerir.

“Nós vemos a isca de ursos como uma importante ferramenta de gerenciamento”, disse ele ao The Concord Monitor.

“Não é algo do qual queremos abrir mão, mas talvez algumas modificações precisam ser feitas para determinar práticas de iscas a ursos, no sentido de eliminar as chances do chocolate envenenar a nossa vida selvagem”.

Dave Nickerson, que esteve no encontro, disse ter dúvidas quanto à causa das mortes. Ele afirmou que o chocolate já foi usado em muitos locais, e em muitos estados.

“Essa foi a primeira vez que tivemos quatro ursos mortos em um só local”, disse’ Nickerson. “Isso mostra uma alta probabilidade do envenenamento ter ocorrido”, acrescentou ele, que também acredita que as mortes parecem ter sido “não intencionais”.

O caçador, cuja identidade não foi revelada, disse às autoridades que ele usou armadilhas durante 15 anos, e que usou a isca de chocolate em outros locais na última temporada.

Enquanto os animais estão morrendo vítimas de uma ação torpe, às vezes por parte até mesmo do departamento de gerenciamento da vida selvagem, algumas associações de caçadores estão chamando a prática de “jogo sujo”, considerando-se “prejudicadas”, segundo reportagem da Public News Service.

“Nossos caçadores de ursos estão dizendo que há cada vez menos ursos nas florestas, e nós trabalhamos voluntariamente com o departamento para reduzir nossas ‘cotas de ursos’ (sic), reduzindo nossa ‘colheita’ (sic) ano após ano”, diz Amy Trotter, vice diretora da Michigan United Conservation Clubs.

Outras organizações de caça também estão requerendo ao DNR que “estude o assunto”, incluindo a Michigan Hunting Dog Federation, a Michigan State United Coon Hunters Association e a Upper Peninsula Sportsmen’s Alliance.

Foto: Alamy
Foto: Alamy

Você viu?

Ir para o topo